Por que pé de moleque não tem hífen?

Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra. Incluem-se nesse caso os compostos de base oracional.
Em cache

Como se escreve pé de moleque ou pé de moleque?

Reforma ortográfica

Depois do acordo ortográfico, a grafia passou a ser pé de moleque, sem hífen. A regra também vale para pé de vento, pé de cabra, dia a dia, olho de sogra, camisa de força, fim de semana, cara de pau, mão de obra e outros compostos que apresentam elementos de ligação.
Em cache

Quais palavras perderam o hífen na nova ortografia?

Por fim, confira 27 das palavras que perderam o hífen após o novo acordo ortográfico:

  • Cão de Guarda;
  • Cor de vinho;
  • Dia a Dia;
  • Fim de semana;
  • Inumano.
  • Desumano.
  • Autorregulamentação.
  • Cosseno.

Quais palavras ainda tem hífen?

Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.

Como saber se a palavra tem hífen ou não?

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

Quando devemos usar o hífen?

O que é e quando usar o hífen?

  1. unir palavras compostas;
  2. juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
  3. separar as sílabas de um dado vocábulo;
  4. ligar algumas palavras precedidas de prefixos.

Por que cana-de-açúcar tem hífen?

Use hífen quando se tratar de nomes de espécies botânicas ou zoológicas. Exemplos: cana-de açúcar, pimenta-do-reino, bicho-da-seda.

Por que Beija-flor tem hífen?

Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.

Porque pão duro tem hífen?

Palavras compostas sem elementos de ligação

Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva; arco-íris; boa-fé; segunda-feira; mesa-redonda; vaga-lume; joão-ninguém; porta-malas; porta-bandeira; pão-duro; bate-boca.

Como saber se tem hífen?

Em palavras compostas, com elemento de ligação: dia-a-dia, fim-de-semana etc. Não se usa hífen em palavras compostas, com elemento de ligação: dia a dia, fim de semana etc. Após os prefixos seguidos de termos iniciados por vogal, “h”, “r” ou “s”: auto-estrada, extra-oficial, semi-selvagem, supra-renal etc.

Quais palavras não tem mais hífen?

O hífen deixa de ser usado em todos os casos em que o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica.

Porque pão-duro tem hífen?

Palavras compostas sem elementos de ligação

Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva; arco-íris; boa-fé; segunda-feira; mesa-redonda; vaga-lume; joão-ninguém; porta-malas; porta-bandeira; pão-duro; bate-boca.

Qual dessas palavras não deveria ser escrita com hífen?

Não se usa hífen após os prefixos que terminam com vogal diferente daquela que inicia o segundo elemento da palavra composta: autoestrada, extraoficial etc. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento se inicia com “r” ou “s”, dobramos o “r” ou “s”: suprarrenal, semisselvagem etc.

Por que girassol não tem hífen?

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.

Qual é o certo por do sol ou pôr do sol?

A forma correta, segundo o Novo Acordo Ortográfico, é pôr do sol, com acento circunflexo e sem o hífen entre cada palavra, que era usado antes.

Por que couve-flor tem hífen?

A forma correta de escrita da palavra é couveflor, com hífen. As palavras couve flor e couveflor estão erradas. Couveflor é um substantivo composto por justaposição, não havendo alteração dos seus elementos formadores.

Por que Navio-escola tem hífen?

Pode acontecer a justaposição com hífen ou sem hífen. Com hífen: Quando cada palavra mantém sua pauta acentual, como em navio- escola, roda-gigante, guarda-chuva. Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol.

Porque guarda-chuva tem hífen?

Para acabar de vez com esse questionamento, o GUIA DO ESTUDANTE responde: “guarda-chuva” se escreve assim, com hífen! Explicamos o porquê. Guarda-chuva é uma palavra composta por justaposição, ou seja, pela junção de duas ou mais palavras sem que ocorra variação sonora ou ortográfica.

By admin