O que é histiocitose tem cura?
A histiocitose de células de Langerhans é uma doença rara, que normalmente afeta crianças e pode acometer diversas partes do corpo. O seu diagnóstico é feito com base nos exames histológico e imuno-histoquímico das lesões. O tratamento depende da forma de apresentação da doença.
Em cacheSemelhantes
Qual tratamento para histiocitose?
Os tratamentos compreendem medidas de apoio e quimioterapia ou tratamento local com cirurgia ou radioterapia, conforme indicado pela extensão da doença. A histiocitose de células de Langerhans (HCL) é uma doença de células dendríticas (células apresentadoras de antígenos).
Em cache
O que é histiocitose maligna?
A Histiocitose Maligna é uma doença de difícil diagnóstico, com várias manifestações clínicas e padrões anátomo-patológicos que a confundem com vários outros processos. Além disso seu imunofenótipo ainda não foi totalmente definido.
Quais são os sintomas da histiocitose?
A Histiocitose das células de Langerhans é caracterizada por uma proliferação das células mononucleares dendríticas com infiltração local ou difusa nos órgãos. As manifestações podem incluir infiltrações nos pulmões, lesões ósseas, exantema e disfunções hepáticas, hematopoiéticas e endócrinas.
Em cache
Quais os tipos de histiocitose?
Os tipos de histiocitose mais frequentes na pediatria e com potencial indicação de transplante são Histiocitose de Células de Langerhans (HCL) e Linfohistiocitose hemofagocitica (LHH) (Filipovich et al., 2010).
O que significa presença de histiócitos?
A histiocitose intravascular é uma afecção rara, caracterizada pela presença de histiócitos no interior de vasos linfáticos dilatados na derme. Pode ser primária ou secundária a doenças sistêmicas como artrite reumatoide e a próteses metálicas. Sua patogênese ainda é desconhecida.
Qual a função dos histiócitos?
Histiócitos são células do sistema de defesa do organismo. Existem alguns tipos de histiocitose. Nos pulmões existem histiócitos especializados nas paredes dos bronquíolos, descritos por um estudante de medicina alemão, denominado Langerhans.
O que é histiocitose das células de Langerhans?
A histiocitose das células de Langerhans (HCL) é uma neoplasia mieloide inflamatória caracterizada por mutações ativadoras da via da proteína quinase ativada por mitógenos. Há proliferação clonal de células de Langerhans patogênicas em órgãos individuais ou múltiplos.