Qual é a história da bandeira de Rondônia?

A Bandeira do Estado de Rondônia – instituída pelo Decreto-Lei nº 007 de 31 de dezembro de 1981 – foi escolhida em concurso público, do qual saiu vencedora a proposta do jovem arquiteto portovelhense Sílvio Carvajal Feitosa.
Em cache

Qual o significado da bandeira de Porto Velho?

"O amarelo simboliza os nossos minerais, em especial o ouro, e o azul representa a cor do céu. As caixas d'água simbolizam a nossa história", explicou, acrescentando que essas eram as principais exigências do edital do concurso.

Quais são os três símbolos do Estado de Rondônia?

SUPEL

  • Bandeira do Estado de Rondônia.
  • Brasão da Casa Militar de Rondônia.
  • Brasão da Polícia Militar.

Qual é o símbolo do Estado de Rondônia?

Wezen (nome de origem árabe e significa “peso”), é o nome da estrela da constelação de Cão Maior, estampada na bandeira simbolizando o Estado de Rondônia, também representada na bandeira nacional.
Em cache

Como se chamava Rondônia antes?

Durante o Governo de Juscelino Kubitschek, o antigo Território do Guaporé, manteve este nome até 17 de fevereiro de 1956, quando foi rebatizado de Território de Rondônia em homenagem ao Marechal Rondon, explorador da região.

Qual a origem do nome do estado de Rondônia?

Em 1956 passa a se chamar Território Federal de Rondônia – em homenagem ao Marechal Rondon, desbravador dos sertões de Mato Grosso e Rondônia que instalou a primeira linha telegráfica ligando Porto Velho a Cuiabá.

Quem foi o criador do brasão do estado de Rondônia?

Descrição do ficheiro

Descrição Português: Brasão de Armas do Estado de Rondônia
Data 1 de fevereiro de 2015
Origem Obra do próprio
Autor Jorge Henrique Damschi

Qual era o nome de Porto Velho?

Seria Santo Antônio, a localidade mato-grossense escolhida para construção do porto onde o caucho seria transportado para os navios rumo aos Estados Unidos e Europa.

Qual animal representa Rondônia?

Hoje falarei da ave símbolo do estado de Rondônia: Jacamim-de-costas-verdes.

Quais as tradições de Rondônia?

Arraial Flor de Maracujá- folclore

Botos que dançam nas festas e emprenham donzelas. Iaras que seduzem os homens e os levam para seus reinos encantados. Cobras-grandes, Curupiras, Caaporas, Matintapereira, cabeças voadoras de pessoas transformadas em duendes que vagam à noite.

Como se chamava Rondônia?

O território de Rondônia pertenceu aos estados de Amazonas e Mato Grosso, sendo transformado em território nacional em 1943, com o nome de Território de Guaporé. Já em 1956, o nome do território foi mudado para Rondônia, uma homenagem a um dos desbravadores da região, o marechal Cândido Rondon.

Quem é o fundador de Rondônia?

O espanhol Ñuflo de Chávez foi o primeiro explorador europeu a chegar ao vale do rio Guaporé, entre 1541 e 1542, embora estivesse apenas de passagem. Bandeirantes chegaram a região por volta de 1650, com o objetivo de explorar os minerais do território, sobretudo o ouro.

Qual foi o fundador de Rondônia?

Em 22 de dezembro de 1981 através da Lei Complementar nº. 41, de 31/12/1981, é criado o Estado de Rondônia, e em 04 de Janeiro de 1982, o Estado é instalado, tendo como seu primeiro governador o Coronel Jorge Teixeira.

O que quer dizer a palavra Rondônia?

O estado recebeu o nome de Rondônia em homenagem ao marechal Cândido Rondon, explorador da região.

Qual o antigo nome de Rondônia?

Durante o Governo de Juscelino Kubitschek, o antigo Território do Guaporé, manteve este nome até 17 de fevereiro de 1956, quando foi rebatizado de Território de Rondônia em homenagem ao Marechal Rondon, explorador da região.

Que animal representa Rondônia?

Hoje falarei da ave símbolo do estado de Rondônia: Jacamim-de-costas-verdes.

Quantos anos tem o estado de RO?

Ao completar seu 41° aniversário de instalação, neste dia 4 de janeiro de 2023, o Estado de Rondônia que acolheu os pioneiros dos quais construíram as bases para 1,8 milhão de cidadãos desta terra, hoje vive prosperidade que é destaque nacional.

Quais são as gírias de Rondônia?

Tô mesmo (Tô mermo) – confirmação. Tobó – bobo, imbecil, idiota. Zoada – barulho, gritaria.

By admin