Quais as características de um resumo em um artigo?

Quanto ao conteúdo, um resumo deve conter, obrigatoriamente: objetivo geral do artigo; o marco teórico que sustentou o estudo (principais conceitos, fundamentos); a descrição básica da metodologia; e os principais resultados.
Em cacheSemelhantes

Quais as características de um resumo científico?

Deve conter os objetivos, metodologias e conclusão do trabalho. Porém, cada uma dessas seções será maior do que seriam em um resumo simples. O resumo expandido pede título, autor, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados obtidos, conclusão, agradecimento e as referências.

Quais as características de um bom artigo científico?

Um bom artigo científico apresenta claramente o propósito do trabalho, dá uma justificativa plausível para o que levou o autor a escolher determinado tema, explicitando qual é a relevância dele para a comunidade acadêmica.
Em cache

Qual o principal objetivo de um resumo de um artigo científico?

O resumo tem o objetivo principal de fornecer uma visão geral da investigação. 1 p. 167-77 Há dois tipos de resumo, informativo e indicativo.

Quais são as principais características de um bom resumo?

Características de um resumo

Uma obra original costuma ser bastante detalhada, com exemplos, dados e diversos fatos narrados. O resumo deve conter apenas a essência, deixando de lado as informações secundárias. Sendo assim, o texto precisa ser sucinto e preciso.

Quais são as principais características de um resumo?

O resumo é um gênero textual que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.

Quais são os principais elementos de um artigo científico?

Estrutura do artigo científico

  1. Título. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. …
  2. Nome dos autores. …
  3. Epígrafe (facultativa) …
  4. Resumo e Abstract. …
  5. Palavras-chave e Keyword. …
  6. Conteúdo do artigo científico. …
  7. Referências bibliográficas do artigo científico.

Quais os principais elementos de um artigo científico?

Elementos textuais do artigo científico

Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.

Como fazer um resumo do artigo científico?

O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.

Qual a função do resumo para o artigo?

O resumo, quando bem estruturado e informativo, faz com que as pessoas se interessem em saber mais sobre a sua pesquisa. Portanto, esse elemento tem papel essencial no trabalho de divulgação científica e leitura do artigo. O resumo não é obrigatório na etapa de construção do projeto de pesquisa.

O que define um bom resumo?

Um bom resumo deve incluir as principais ideias, argumentos e conclusões do texto original. É importante identificar os pontos-chave, as informações mais relevantes e os exemplos significativos. Evite inserir opiniões pessoais no resumo e mantenha-se fiel ao conteúdo original.

Quais são os principais passos para produzir um bom resumo?

8 dicas de como fazer um resumo eficiente

  • Faça marcações. …
  • Anotações pós-estudo. …
  • Explique aquilo que aprendeu. …
  • Faça a estrutura do resumo a partir dos pontos que você considera cruciais. …
  • Se preferir, faça um mapa mental. …
  • Se concentre e escreva o resumo. …
  • Priorize a realização das etapas a mão.

Quais características abaixo são de um bom resumo?

Um bom resumo deve incluir as principais ideias, argumentos e conclusões do texto original. É importante identificar os pontos-chave, as informações mais relevantes e os exemplos significativos. Evite inserir opiniões pessoais no resumo e mantenha-se fiel ao conteúdo original.

Quais os principais itens do resumo?

Ele começa pela introdução, que deve ser usada para apresentar o tema do texto. Geralmente, é construída em apenas um parágrafo. Depois disso, vem a etapa de desenvolvimento, que é o corpo do conteúdo, onde todas as ideias são expostas. E, por fim, a conclusão, que é o fechamento da linha de raciocínio.

Como fazer um resumo de um artigo?

O resumo de um texto deve conter as ideias centrais do escritor, sem se aprofundar nas justificativas. É importante apresentar a tese do texto, bem como as principais evidências apresentadas pelos autores. O objetivo é fornecer ao leitor uma visão geral do que foi publicado, sem abranger todos os detalhes.

O que não pode faltar em um artigo?

A primeira coisa que não pode faltar no artigo científico é um raciocínio lógico e relevância do assunto escolhido. Além disso, deve-se ter embasamento teórico e cuidados extremos com a metodologia adotada. A metodologia pode caracterizar seu artigo como científico ou não ( DEMO, 2002).

Quais são geralmente os componentes de um resumo de um trabalho científico?

Isso varia conforme as regras de submissão das universidades e dos eventos científicos. Devem constar no resumo expandido: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências.

O que é um resumo científico?

O resumo técnico-científico, segundo Severino (2002), consiste na apresentação concisa do conteúdo de um trabalho de cunho científico (livro, artigo, dissertação, tese etc.) e tem a finalidade específica de passar ao leitor uma idéia completa do teor do documento analisado.

By admin