Quais são os tempos no modo indicativo?

O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito. Os tempos verbais no modo indicativo podem ser conjugados de forma simples ou composta.
Em cache

Quais são os tempos de modo subjuntivo?

O modo subjuntivo composto apresenta três tempos verbais: pretérito imperfeito. pretérito mais-que-perfeito. futuro.

O que é o modo indicativo exemplos?

O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando se refere ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal. Em resumo, é usado: Para exprimir uma ação habitual: Às sextas-feiras vou à novena do meio-dia.

Quais são os 5 tempos verbais?

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Quais são os 4 modos verbais?

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

O que é o presente do indicativo?

O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele permite situar o tempo presente indicando uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito. Pode também ser utilizado para falar de ações que acontecerão num futuro próximo.

Quais são os tempos verbais do modo imperativo?

O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

Quais são os verbos no imperativo?

Imperativo afirmativo

Verbo parar Verbo trazer Verbo sair
— (eu) para (tu) pare (você) paremos (nós) parai (vós) parem (vocês) — (eu) traz (tu) traga (você) tragamos (nós) trazei (vós) tragam (vocês) — (eu) sai (tu) saia (você) saiamos (nós) saí (vós) saiam (vocês)

Quais são os verbos de modo?

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido).

Quais são os 3 modos?

São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.

Quais são os tempos verbais de cada modo?

Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito. Futuro: Futuro do Presente e Futuro do Pretérito. Modo subjuntivo: Presente, Pretérito e Futuro.

O que é o futuro do indicativo?

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda. Sorrirei quando tudo terminar.

Quais são os tempos verbais do modo indicativo subjuntivo é imperativo?

Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito. Futuro: Futuro do Presente e Futuro do Pretérito. Modo subjuntivo: Presente, Pretérito e Futuro. Modo imperativo: Afirmativo e Negativo.

O que é modo subjuntivo exemplo?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Quais são os verbos no infinitivo?

É simplesmente o verbo em seu estado natural, isolado, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc..

Qual é o modo imperativo?

O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da língua portuguesa, assim como o modo indicativo e o modo subjuntivo. O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.

Quais são os 7 verbos?

Exemplos de verbos auxiliares

  • Verbo ser;
  • Verbo estar;
  • Verbo ter;
  • Verbo haver;
  • Verbo ficar;
  • Verbo andar;
  • Verbo ir;
  • Verbo vir;

Quais são os tempos?

São essencialmente três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO e FUTURO.

By admin