O que é hidrosfera e suas características?

A hidrosfera é composta por toda a água presente no planeta Terra nos seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Formam a hidrosfera: geleiras, calotas polares, oceanos, mares, lagos, rios, aquíferos, umidade do ar. A hidrosfera representa 70% da superfície terrestre.
Em cache

Qual é o conceito da biosfera?

A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.

Quais são as principais funções da hidrosfera?

– A hidrosfera é um dos principais agentes modeladores da geosfera, devido à atuação da água como um agente erosivo, físico e químico, alterando assim a composição, estrutura e distribuição das rochas das camadas mais superficiais da crusta.

O que é hidrosfera e qual a sua importância?

A hidrosfera compõe uma das quatro esferas terrestres e corresponde à massa total de água presente na superfície terrestre, em áreas subterrâneas ou no ar. Além disso, a hidrosfera de um planeta pode englobar os três estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso.

Qual é a camada da hidrosfera?

A Hidrosfera – do grego hidro, que significa água – é a porção da esfera terrestre composta por água nos estados sólido, líquido e gasoso. Faz parte dessa camada, portanto, tanto os rios e os mares quanto as geleiras e a umidade do ar.

Quais são os fenômenos da hidrosfera?

evaporação das águas (dos oceanos, por exemplo) e transpiração dos seres vivos; condensação e formação de nuvens; precipitação (chuvas) infiltração da água no solo, retornando aos rios e lençóis freáticos.

Qual é o conceito de ecossistema?

Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo ecólogo Arthur George Tansley.

O que é o conceito de biodiversidade?

O termo biodiversidade – ou diversidade biológica – descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

Quais seres vivos que habitam a hidrosfera?

Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos. A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão.

Quais os tipos de água que compõem a hidrosfera?

Como a água é distribuída na hidrosfera?

  • oceanos — 97,5%;
  • águas superficiais (lagos, rios e biomassa) — 0,029%;
  • geleiras e calotas de gelo — 2,15%.
  • água presente no subsolo (lençóis freáticos) — 0,62%;
  • água na atmosfera em estado gasoso — 0,001%.

Qual é a formação da hidrosfera?

A hidrosfera é a camada do planeta Terra formada por água nos seus estados líquido, sólido e gasoso. Ela foi formada, em tempos geológicos remotos, principalmente por meio do resfriamento da esfera terrestre.

O que é o ciclo da hidrosfera?

Ciclo hidrológico, ou ciclo da água, é um importante ciclo biogeoquímico caracterizado pelo movimento constante da água, em seus quatro estados físicos, entre a atmosfera e a superfície do planeta Terra, o que compreende os solos, os animais e plantas, os seres humanos e a hidrosfera.

Qual é o conceito de habitat?

Esse termo refere-se ao local onde determinada espécie vive no planeta, onde ela é capaz de encontrar seu alimento, reproduzir-se e desenvolver-se. De uma maneira simplificada, podemos dizer que o habitat nada mais é do que o “endereço” de determinado ser vivo.

O que é a definição de ecossistema?

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.

Onde encontramos a hidrosfera?

A hidrosfera é a camada de água da superfície terrestre que inclui desde rios, lagos e oceanos até lençóis de água subterrânea, geleiras e o vapor de água da atmosfera. É uma camada descontínua que engloba a água em todos os seus estados físicos (líquido, sólido e vapor).

Onde se encontra a maior parte da água existente na hidrosfera?

Infelizmente, a maior parte da hidrosfera do planeta, 97%, é composta por água dos mares e oceanos que, por serem extremamente salgadas, são impróprias para consumo.

Quais são os 3 tipos de água?

Conheça os diferentes tipos de água

  • Água salina ou salgada: é a água com salinidade igual ou superior a 30 partes por mil. …
  • Água doce: águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 partes por mil. …
  • Água salobra: água com salinidade superior a 0,5 partes por mil e inferior a 30 partes por mil.

Quais são os 3 tipos de habitat?

Habitats naturais e artificiais

Os habitats podem ser classificados em naturais e artificiais. Habitat Natural: como o próprio nome diz são os encontrados na natureza, sem intervenção do homem. Habitat Artificial: são aqueles construídos pelo homem.

By admin