Qual é a origem da palavra você?

Sua origem etimológica encontra-se na expressão de tratamento de deferência vossa mercê, que se transformou sucessivamente em , vosmecê, vancê e você. Vossa mercê (mercê significa graça, concessão) era um tratamento dado a pessoas às quais não era possível se dirigir pelo pronome tu.

Por que Gaúcho Fala tu?

No dialeto carioca, tem havido um ressurgimento do uso de tu como índice de segunda pessoa, ao lado do índice mais comum no Brasil, você. Esse uso acontece principalmente entre homens jovens (com menos de 30 anos), no contexto de discurso informal e como marca enfática (uma vez que você é tido como forma não-marcada).

Como era a palavra você antigamente?

Com a evolução da língua, o pronome de tratamento Vossa Mercê passou por modificações: “vossemecê”, “vosmecê”, até chegar a “você”. De forma bastante natural, esse pomposo pronome foi se popularizando e hoje é preferencialmente usado em detrimento do pronome pessoal “tu”.
Em cache

Qual é a origem da palavra tu?

Origem etimológica:latim tu.

O que é o que é você?

Pronome de tratamento, usado quando alguém se dirige a outrem, a uma segunda pessoa, mas que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa (ex.: você foi indelicado; vocês tenham juízo). Plural: vocês.

Qual a classificação de você?

O pronome de tratamento “você” corresponde à segunda pessoa do discurso e à terceira pessoa gramatical.

Qual sotaque é considerado o mais bonito do Brasil?

Uma pesquisa recente realizada pela plataforma online de ensino de idiomas Preply revelou os sotaques mais charmosos do Brasil. O estudo contou com a participação de 700 pessoas de todas as regiões, que elegeram o sotaque mineiro o mais atrativo do país.

Porque gaúcho fala tri?

Origem gaúcha na época da influência francesa. Vem da pronúncia TRE (TRÈS), que significa muito em francês, que evoluiu foneticamente para TRI. 2. Curioso que existe o TRO (demasiado) porém não vingou.

O que pode substituir a palavra você?

Sinônimo de você

  • tu. Exemplo: Você quer uma fatia de bolo? …
  • o senhor, a senhora. Exemplo: Você precisa de ajuda? …
  • alguém, uma pessoa, um indivíduo, um homem, uma mulher. …
  • cê, ocê, vassuncê, mecê, voncê, vancê, acê, ancê, vacê. …
  • vossemecê, vosmecê, vossa mercê.
  • Não encontrou o sinônimo que procurava?

Qual é o sinônimo de você?

3 alguém, uma pessoa, um indivíduo, um homem, uma mulher. Exemplo: Se você conhece as pessoas certas, tem a vida facilitada. Formas populares: 4 cê, ocê, vassuncê, mecê, voncê, vancê, acê, ancê, vacê.

Como é que o Google?

O Google é uma empresa multinacional de serviços online e software, que tem sede em Mountain View, Califórnia, nos Estados Unidos. A companhia hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro, principalmente, por meio da publicidade pelo AdWords.

Qual é a resposta de O Que É o Que É?

32. O que é, o que é: uma casinha com duas janelinhas. Se olhas para ela, ficas zarolha. Resposta: o nariz.

Qual o sotaque mais invejado do Brasil?

O carioca não é apenas o sotaque oficial do Brasil mas também é o mais inconfundível do Brasil, é o que diz uma pesquisa da Preply, plataforma de ensino de idiomas que procurou entender quais os sotaques favoritos da população.

Qual é o português mais bem falado no Brasil?

E tomando isso em nota, temos o sotaque carioca como o mais correto do Brasil. Antes que você questione o motivo, já iremos começar a explicar! Curiosidades sobre a língua portuguesa e os sotaques do Brasil. O sotaque carioca não foi escolhido no ar, sem estudos e sem escolha mútua.

Como gaúcho chama cachorro?

Para que você não se perca ao falar com um gaúcho, montamos uma lista com 83 gírias e expressões famosas entre eles! Frio de renguear cusco: expressão para demonstrar que está muito frio. Para os gaúchos, rengo é o mesmo que algo torto ou empenado, enquanto cusco é um modo como os gaúchos chamam os cachorros.

Quem fala Bah e?

Bah tchê: Expressão de espanto ou admiração utilizada pelos gaúchos. Sendo bah, diminutivo de barbaridade e tchê, palavra herdada dos indígenas tupi-guarani, que significa "meu".

Qual é a classificação da palavra você?

Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.

Qual é o pronome de você?

O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2ª pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3ª pessoa.

By admin