Quanto vale o calor latente?

Tabela de calor latente

Transformação Calor latente (J/kg)
Fusão (0 ºC) 333.103
Solidificação (0 ºC) -333.103
Vaporização (100 ºC) 2,2.106
Condensação (100 ºC) -2,2.106

Em cache

Qual o valor do calor latente de fusão do gelo?

80 cal

Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo.
Em cache

Qual a unidade de medida de calor latente?

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de calor latente é o joule por quilograma (J/Kg), mas, na prática, utiliza-se muito a caloria por grama (cal/g).

O que é calor latente de fusão e vaporização?

A quantidade de calor latente é determinada pelo produto da massa (m) do corpo que sofreu a transformação de estado e o chamado calor latente de fusão ou vaporização (L). A quantidade de calor necessária para que cada grama da substância sofra mudança de estado é chamada de calor latente de vaporização ou de fusão.

Como calcular o calor latente de fusão?

O cálculo do calor latente é feito por meio da fórmula: Q = mL. Onde o Q é a quantidade de calor transferido, o m é a massa do corpo e por fim, o L é o calor latente. Em relação ao resultado do cálculo, o calor latente pode ter valores negativos ou positivos.

Como achar o valor do calor?

Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.

Qual é o valor da temperatura de fusão?

Quando o gelo atinge seu ponto de fusão, ele mantém a temperatura em 0 ºC até que passe para o estado líquido.

Como calcular calor específico é latente?

Calor Específico

  1. c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K) Q: quantidade de calor (cal ou J) …
  2. C = Q/ΔT.
  3. C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) …
  4. c = C/m.
  5. C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) …
  6. Calor Latente (L): corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo. …
  7. Q = m . …
  8. Q: quantidade de calor (cal ou J)

O que é calor fusão?

O calor de fusão é a quantidade de energia necessária para fundir um mol de uma substância ou de um elemento químico. Existem três estados físicos nos quais toda matéria pode ser apresentada, dependendo da sua respectiva temperatura : sólido, líquido e gasoso.

Como se calcula o ponto de fusão?

O método mais comum e mais básico de determinação é o método capilar. Este método envolve colocar a amostra em um tubo capilar e realizar um experimento que irá aquecer a amostra até atingir o ponto de fusão. O ponto de fusão pode então ser registrado.

Qual é o calor latente da água?

No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão. O calor latente de vaporização da água é de 540 cal/g.

Como calcular o ponto de fusão?

O método mais comum e mais básico de determinação é o método capilar. Este método envolve colocar a amostra em um tubo capilar e realizar um experimento que irá aquecer a amostra até atingir o ponto de fusão. O ponto de fusão pode então ser registrado.

Como medir a temperatura de fusão?

Temperatura de fusão: Para determinar a temperatura de fusão basta medir a temperatura dos cubos de gelo quando começarem a derreter (T.F. H2O ≈ 0°C).

Quais as equação do calor latente?

calor latente: ΔQ = m·L, onde ΔQ é a quantidade de calor, m é a massa e L é o calor latente; capacidade térmica: C = ΔQ/ΔT = m·c, onde C é a capacidade térmica, ΔQ é a quantidade de calor, ΔT é a variação da temperatura, m é a massa e c é o calor específico.

Qual o valor de ponto de fusão?

0 ºC

Por exemplo, o gelo começa a se transformar em água na forma líquida, quando sua temperatura é igual a 0 ºC . Logo, o ponto de fusão da água é 0 ºC (sob pressão de 1 atmosfera). Para passar de líquida para vapor, a água deve atingir a temperatura de 100 ºC.

Qual o valor de fusão?

Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar). Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 *Lembrando que ºC significa graus Celsius, que é uma medida de temperatura.

Quais são os tipos de calor latente?

Calor latente de fusão: é quando uma substância passa da fase sólida para a fase líquida. Um exemplo seria um cubo de gelo passando para a água em estado líquido; Calor latente de vaporização: ocorre quando uma determinada substância passa do estado líquido para o gasoso.

O que determina o ponto de fusão?

Chama-se ponto de fusão as temperaturas em que as substâncias passam do estado sólido para o estado líquido, sempre em relação a uma determinada pressão atmosférica. Cada substância possui a sua temperatura de fusão e a sua temperatura de ebulição de acordo com uma determinada pressão.

By admin