Rotina (?) – Um quadrinho sobre a pandemia

Matheus Fred Schulze
Campinas, 18 de Maio de 2020

A série de desenhos a seguir foi pensada e elaborada ao longo desses dois meses de quarentena e isolamento social. Para ser mais preciso a ideia para esse “Observatório em quadrinhos” surgiu no começo desse projeto que já acumula 49 incríveis relatos. Esse é o meu…

Quando convidado por Omar para escrever um relato lhe perguntei se poderia usar desenhos para isso, ele aceitou e então o trabalho começou.

Ficar em quarentena ao longo desses dois meses cercado de um lado por uma pandemia e do outro por um pandemônio governamental foi uma experiência um tanto quanto confusa e assustadora e acompanhada, a meu ver, de uma certa rotina. Essa rotina não é aquela de colocar os afazeres do dia em uma lista, essa também faz parte dos dias, mas sim uma rotina que se assemelha a uma espécie de montanha-russa de emoções. Esse é o tema desse quadrinho e o que espero explicar nessas primeiras linhas que o antecedem.

Tal rotina é formada por uma espécie de jogo de oposições que mostram suas diferenças e similaridades em diversos aspectos diários, produzindo sensações que se revezam entre dias mais tranquilos e dias mais difíceis (esse revezamento nem sempre é claro e não é nem um pouco bem balanceado). Tentei representar isso nos desenhos principalmente através dessas diferentes cores e da forma intercalada que os quadrinhos se apresentam. Para além disso, as cenas retratadas são uma tentativa de representar graficamente algumas sensações e momentos dentro de casa ao longo desse período. E apresento neles também outras pequenas oposições como, por exemplo, as diferentes mudanças que sofreram as formas com que me relaciono com a tecnologia assim como a ideia de um isolamento pessoal dentro desse isolamento social.
Os quadrinhos retratam parte dos meus dias nesse mundo interior. Quem sabe no futuro eu não volte a escrever e desenhar sobre as experiências e contatos com o “mundo exterior”, tão bem colocado pelo João no relato número 14…