O que se tem na Amazônia?

A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.
Em cache

O que mais tem na Amazônia?

Dentre os animais encontrados na Floresta Amazônica, podemos destacar: jacarés, serpentes, como a sucuri, várias espécies de sapos, rãs e pererecas, e uma grande variedade de aves, como tucanos, araras e o galo-da-serra. Insetos, como formigas, mariposas, borboletas e besouros, são também abundantes.

Quais riquezas existem na Amazônia?

Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

Quais são as principais características da Amazônia?

A Floresta Amazônica tem clima equatorial, com temperatura e umidade do ar elevadas. A temperatura na região varia, em média, de 22º C a 28º C e tem índice pluviométrico que varia de 1.400 mm a 3.500 mm ao ano. A umidade do ar pode superar os 80%. Ao longo de um ano, existem duas estações na região: a seca e a chuvosa.

Qual é a vegetação da Amazonas?

Os principais tipos de vegetação são: matas de terra fir- me, matas de várzea, matas de igapó, campinas ou caatingas amazônicas, campos de várzea, vegetação serrana e vegetação litorânea (mangue), sendo que os dois últimos tipos apresentam áreas muito restritas, Com base nos dados disponíveis, é apre- sentado um mapa …

O que falar sobre a Amazônia?

abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, bem como a maior floresta tropical. é considerado o conjunto de ecossistemas de maior diversidade do planeta. abriga milhares de espécies de animais e vegetais, entre catalogados e desconhecidos. tem em sua flora um enorme potencial medicinal, atraindo olhares do mundo todo.

O que a Amazônia tem de bom?

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

Qual é o animal mais famoso da Amazônia?

Onça pintada, anta, lobo guará, veado, capivara, lontra e tatu são os mamíferos mais conhecidos, além das muitas espécies de primatas. Distintas variedades de jacarés, tartarugas e cobras, como a cascavel, a jararaca e a sucuri, são os mais populares representantes dos répteis.

Por que a Amazônia é rica?

Produtos da floresta

As espécies da Amazônia também são importantes pelo seu uso para produzir medicamentos, alimentos e outros produtos. Mais de 10 mil espécies de plantas da área possuem princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle biológico de pragas.

Por que a Floresta Amazônica é a mais cobiçada?

Como a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia possui a maior biodiversidade, com uma em cada dez espécies conhecidas. Também há uma grande quantidade de espécies desconhecidas por cientistas, principalmente nas áreas mais remotas.

Qual é a diferença entre Amazônia e Amazonas?

Diferença entre Amazônia e Amazonas

Muita atenção, galera: a Amazônia é um bioma que está presente em diversos estados brasileiros. O Amazonas é um desses estados que conta com o ecossistema, assim como Roraima, Rondônia, Acre, Pará, entre outros. Amazônia não é a mesma coisa que Amazonas.

Qual é o tipo de clima da região amazônica?

A Amazônia situa-se na região equatorial e possui um clima quente e úmido, embora este comportamento não tenha sido uma constância durante os últimos 15.000 anos.

Qual é o clima do bioma amazônico?

Úmida e quente, a região amazônica possui todos os atributos típicos de um ambiente tropical. A temperatura média geralmente fica em 27,9 °C durante a estação da seca e em 25,8°C durante a estação das chuvas. A umidade relativa do ar é muito elevada e atinge em média 88% na estação das chuvas e 77% na estação da seca.

Que curiosidade existe na Amazônia?

Confira 5 curiosidades sobre a Floresta Amazônica:

  • Possui o segundo maior rio do planeta. O segundo rio mais comprido do mundo é o Rio Amazonas, atrás apenas para o Rio Nilo. …
  • Abriga o boto cor-de-rosa. Um golfinho que mora em um rio. …
  • É a casa do terceiro maior felino do mundo. …
  • Lá vivem insetos enormes. …
  • Tem a pororoca.

Qual é o animal mais temido da Amazônia?

CIGS

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) tem como símbolo a onça pintada, que é o felino mais temido da fauna brasileira e representa a força dos Guerreiros de Selva.

Qual é o animal mais raro da Amazônia?

No Amazonas, pesquisadores fizeram registros de um animal raro de ser encontrado. É o Cachorro Vinagre. Essas imagens mostram um bando de quatro deles. Os animais pesam até oito quilos e têm, em média, 75 centímetros de comprimento.

O que é Amazonas produz?

Na agricultura são produzidos, entre outros, arroz, banana, laranja e mandioca. Outra fonte de renda é o turismo, uma vez que o Estado abriga uma das restritas áreas ainda preservadas no mundo, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o ecoturismo é o segmento que mais cresce no Estado, cerca de 6% ao ano.

Por que o Brasil depende da Amazônia?

Portanto, os regimes de chuvas no Brasil dependem muito da Floresta Amazônica, pois é ela que emite a maior parte do ar úmido que se condensa em forma de chuva em outras regiões do país.

By admin