O que vai dentro de um IGBA Ori?

Dentro dos recipientes são colocados apetrechos e fetiches inerentes a cada Ori, geralmente uma pedra de cristal de rocha com limpidez e transparência, e dezesseis búzios, o todo conservado em água de chuva ou mineral.

Para que serve o IGBA?

Ibá orixá (em iorubá: igbá òrìṣà) ou somente ibá é o assentamento sagrado dos Orixás na cultura nagô-vodum, onde são colocados apetrechos e fetiches inerente a cada um deles na feitura de santo.

O que vai dentro do assentamento de Xangô?

artesanal e do improviso que existe nessa religião. Em termos gerais existem os assentamentos que são compostos por louças, cerâmica, moedas, pedras, ferro, búzios, partes do endo ou exoesqueleto de animais. Entram na composição outros tantos objetos como palha, tecido, folhas, argila dentre outros.

O que tem no assentamento de Ayra?

Airá foi incorporado a família de Xangô, é tido como Orixá velho, veste-se de branco, usa contas brancas rajadas de marrom intercaladas com seguí e acompanha Oxolufon, Airá não usa coroa, mas um eketé branco. Suas comidas votivas não são temperadas com dendê, nem com sal e sim com banha de ori africana.

O que acontece durante o Bori?

Durante o bori, os "borizados" compartilham alimentos brancos relativos ao Ori, a Oxalá e a Iemanjá (dois orixás relacionados ao culto da cabeça), especialmente frutas, acaçá, manjar branco.

Qual a diferença entre Ori e Bori?

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade. … Envolve uma sequência de oferendas ao ori, incluindo a noz de cola, obi, seu alimento por excelência.

O que acontece se quebrar o preceito do Bori?

Aquele que descumprir o preceito deverá fazer a maioria dos processos da iniciação novamente, pois não valerá de nada se ele não cumpriu o preceito, além de não merecer o sagrado, pois prefere se divertir nos prazeres carnais ao invés de colocar o orixá em primeiro lugar.

Qual é o Exu que trabalha para Xangô?

Alguns Exus de Xangô:

Exu Labareda, Exu Pedra Negra, Exu da Pedra Preta, Exu 7 Montanhas, Exu das Pedreiras, Exu do Fogo, Exu Pinga Fogo, Exu Brasa, Exu 7 Fagulhas, Exu Pedra do Fogo, Exu Corta-Fogo, Exu Pimenta, Exu 7 Pedreiras.

Qual é a árvore de Xangô?

Estatueta de Madeira Akoko (árvore Sagrada)orixá Xangô

Qual o bicho de Ayrá?

Pombo – pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian. Elefante – representa grandiosidade e ancestralidade é protegido pelo grande Orixá, Oxalufan. Axé!

Porque Xangô carrega Oxalá nas costas?

O que está acontecendo é uma revolta natural pela injustiça cometida. A vida está aprisionada em seus calabouços, como um velho que sofre injustamente como prisioneiro, pagando por um crime que não cometeu”. Com essa resposta, Xangô foi até a prisão e lá encontrou Oxalá todo sujo e mal tratado.

Como a pessoa fica depois do Bori?

A preparação do corpo no bori (e depois, de forma mais dramática, na iniciação) posiciona o indivíduo em um espaço de experiência e sociabilidade. Nesse sentido, pode ser entendida como parte importante do processo pelo qual o conhecimento religioso é integrado a certas disposições corporais e modos de orientação.

O que é um Bori branco?

Durante o bori, os "borizados" compartilham alimentos brancos relativos ao Ori, a Oxalá e a Iemanjá (dois orixás relacionados ao culto da cabeça), especialmente frutas, acaçá, manjar branco. Flores brancas e milho branco cozido circundam seu local de descanso, somando-se à leveza dos alimentos.

Quanto tempo dura um Bori?

A primeira vez que passei por um ritual de Bori ("Dar de comer a cabeça") foi na minha iniciação de Oxum no Candomblé. O ritual de Bori no Candomblé – Ketu, dura aproximadamente três dias. Durante todo o processo, a pessoa fica reclusa em um quarto, onde apenas algumas pessoas tem acesso.

Qual o benefício de um Bori?

O Bori é um Ritual capaz de nos ajudar neste desafio, eficiente para nos equilibrar e fortalecer. Hoje acredito que todos nós nascemos para sermos felizes, independente da realidade e dificuldade que vivemos e enfrentamos. Nascemos para ter abundância. Só vive na escassez o Ori que se limita.

Quem Xangô protege?

Seu símbolo é o machado de duas faces, que tanto protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem, e a estrela de seis pontas, cujo símbolo é em si o poder equilibrador do universo. Xangô é indivisível, irremovível, pesado, forte e integro.

Qual o nome da fava de Xangô?

Fava de Alibé/ Xangô

Que comida Xangô gosta?

Uma espécie de caruru com pirão de farinha de arroz ou de mandioca, quiabo, azeite de dendê, camarão seco e cebola. No candomblé, o amalá costuma ser oferecido a Xangô. No Rio Grande do Sul, é comum chamarem de amalá qualquer comida votiva oferecida a um orixá ou entidade.

By admin