O que é outorgado exemplos?

O termo outorgado é bastante utilizado no âmbito jurídico. O exemplo mais conhecido é a procuração. Nesse documento uma pessoa declara que dá poderes à outra para tomar decisões em seu nome ou lhe representar. Essa concessão de poderes pode ser para uma questão específica ou para uma representação geral.
Em cache

Qual o significado da palavra outorga na Bíblia?

Ato ou efeito de outorgar; consentimento, concessão.
Em cache

Qual o sinônimo de outorgada?

17 sinônimos de outorgada para 2 sentidos da palavra outorgada: Concedida alguma coisa a alguém: 1 atribuída, entregue, disposta, dada, cedida, concedida, agraciada, conferida, entregada, distribuída.

O que quer dizer a palavra outorgado?

Significado de Outorgada

substantivo feminino Pessoa que se beneficiou da outorga; quem recebeu aprovação, concessão ou permissão para realizar alguma coisa: a outorgada entrou com o pedido para iniciar as obras. Etimologia (origem da palavra outorgada). Feminino de outorgado, particípio de outorgar.

O que significa outorgar procuração?

Outorgante é aquele que concede a escritura, e outorgado é quem recebe. Quando uma pessoa faz uma procuração, ela outorga poderes para alguém exercê-los em seu nome. Quando transfere-se um direito ou poder para alguém, a pessoa está outorgando.

Quem é o outorgante de uma procuração?

Outorgante é a pessoa que está transferindo os poderes a alguém para agir em seu nome. Já o outorgado é quem recebe esta autonomia para executar uma ação.

O que é outorga do cônjuge?

A “outorga conjugal”, também chamada de “outorga uxória” ou “vênia conjugal”, é a autorização exigida do cônjuge casado em regime diferente daquele de separação total de bens, com o intuito de assegurar sua comunhão de vontade com o outro cônjuge.

O que é o valor de outorga?

Mas o que é outorga? É um valor que quem vence o leilão ou licitação paga para ter o contrato de concessão, valor este que fatalmente será pago pelos usuários, ou alguém acredita que este valor não será amortizado junto com os investimentos.

Quem é a pessoa outorgante?

Outorgante – Refere-se à pessoa a qual concede a procuração. Outorgado – Refere-se à pessoa para a qual esta é passada. Especifica-se assim os poderes, definindo o prazo de validade e a finalidade da presente procuração, seguido da localidade, data e assinatura do outorgado.

O que é a outorga de procuração?

Mas o que é outorgar poderes? É conceder/autorizar que outra pessoa assine por você, responda por você. Em alguns casos a procuração precisa ser pública, e por isso deve ser feita em cartório e assinada pelo tabelião. Em outros casos, pode ser particular, apenas com a assinatura do outorgante.

Quem pode ser outorgado?

Quem está apto a outorgar uma procuração? Diz o Código Civil Brasileiro em seu art. 654, que toda pessoa capaz é apta para outorgar procuração, exceto as absolutamente incapazes e os relativamente incapazes, sendo que estes últimos podem firmar procuração desde que assistidos por seus pais.

Quem outorga a procuração?

As partes de uma procuração

Já a outra parte é aquela que recebe os poderes concedidos pelo outorgante. A essa pessoa, denominamos procurador, ou ainda, outorgado. A outorga, neste contexto, é o próprio poder concedido.

Qual o risco de assinar uma procuração?

A procuração, quando bem redigida e analisada pelas duas partes, traz segurança e clareza na relação firmada. Entretanto, existem perigos impostos em uma procuração que não atenda às expectativas de quem está outorgando poderes ao outro. Situação que pode gerar dores de cabeça irreversíveis.

Quem pode dar outorga?

Quem pode fazer uma solicitação de outorga? Qualquer pessoa física ou jurídica com interesse em fazer intervenções relacionadas aos recursos hídricos. Dessa forma, os CNPJ dos empreendimentos poderão constar na concessão.

Quem pode pedir outorga?

A solicitação de outorga deve ser feita por todo usuário que fizer uso ou interferência nos recursos hídricos das seguintes formas: Na execução de obras ou serviços que possam alterar o regime (barramentos, canalizações, travessias, etc.)

Para que serve outorga?

A outorga é um instrumento necessário para o gerenciamento dos recursos hídricos, pois permite o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água, possibilitando uma distribuição mais justa e equilibrada desse recurso.

Quem faz a outorga?

A Agência Nacional de Águas (ANA) é a responsável por emitir outorgas para rios, reservatórios, lagos e lagoas sob o domínio da União, que são aqueles corpos de água que passam por mais de um estado brasileiro ou por território estrangeiro.

Quem pode solicitar a outorga?

A solicitação de outorga deve ser feita por todo usuário que fizer uso ou interferência nos recursos hídricos das seguintes formas: Na execução de obras ou serviços que possam alterar o regime (barramentos, canalizações, travessias, etc.)

By admin