O que significa ZEE *?

Zoneamento Ecológico Econômico – ZEE.
Em cache

O que são as zees brasileiras?

Zona Econômica Exclusiva (ZEE)

A largura da ZEE não poderá estender-se além das 200 milhas marítimas (art. 57), salvo no caso em que a plataforma continental se estenda além das 200 milhas, o que dá o direito ao Estado costeiro de estender a sua ZEE a até 350 milhas. O art.
Em cache

O que é ZEE e qual é seu objetivo e sua localização?

A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é uma distância de 200 milhas náuticas (cerca de 370 quilômetros) a partir da costa, que vai além das águas territoriais, distante 12 milhas ou 22 quilômetros da costa. Nesta faixa cada país costeiro tem prioridade para a utilização e proteção dos recursos naturais do mar.
Em cache

Para que serve o ZEE?

Neste instrumento de ordenamento territorial são consideradas as prioridades para preservação e conservação ecológica, formação de corredores ecológicos, proteção de nascentes e mananciais, previsão de riscos de enchentes e escorregamentos, desenvolvimento agropecuário e conservação do solo e controle de erosão; além …
Em cache

Quais são as ZEE?

As ZEEs foram constituídas inicialmente por quatro cidades na costa sudoeste da China: Shenzhen, Zhuhai e Shantou (província de Guangdong) e Xiamen (Amoy) na província de Fujian.

Quais as principais características da ZEEs?

É característica do ZEE considerar as vulnerabilidades, potencialidades e particularidades de cada área, apontando vocações e investimentos necessários à região e buscando reduzir ações predatórias.

Qual a importância do ZEE para o licenciamento ambiental?

O ZEE pode contribuir, de forma destacada, para a ativação econômica em bases sustentáveis, uso sustentável dos recursos naturais, redução da pobreza, promoção da diversidade cultural, conservação dos serviços ambientais e proteção da biodiversidade.

O que são ZEE e para que finalidade foram criadas?

Os principais objetivos das ZEEs eram alavancar a produção industrial da China – que se encontrava em crise desde a década de 1960 – e fortalecer o volume total de exportações.

Quais são os tipos de zoneamento?

GIEHL (2017) divide o zoneamento em vários tipos, a saber: Zoneamento ambiental urbano; Zona de uso industrial; Zona de uso estritamente industrial; Zona de uso predominantemente industrial; Zona de uso diversificado; Zoneamento agrícola; Zoneamento costeiro.

Qual o tamanho da ZEE?

Os 12,7 milhões de quilômetros quadrados são a soma dos 3,5 milhões da chamada Zona Econômica Exclusiva (ZEE) com os 712 mil quilômetros reconhecidos em abril pela ONU.

Onde se localiza a ZEE brasileira?

Trata-se da Zona Econômica Exclusiva-ZEE que abrange todo o território marinho do Atlântico Sul contíguo ao Brasil. A princípio ele compreende uma faixa costeira de 200milhas náuticas (370,4 km) de largura que corre ao longo dos estados do Amapá até o Rio Grande do Sul.

O que são as ZEEs Onde estão localizadas?

As ZEEs foram constituídas inicialmente por quatro cidades na costa sudoeste da China: Shenzhen, Zhuhai e Shantou (província de Guangdong) e Xiamen (Amoy) na província de Fujian.

Quem criou as ZEEs?

O governo ganês criou, em 1995, a Agência de Zonas Livres, responsável por criar ZEEs, com o objetivo de incrementar e diversifi- car as exportações do país.

Quem faz o Zoneamento Ambiental?

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), no âmbito das suas ações para a gestão ambiental territorial e urbana, iniciou em 2017 a construção da proposta metodológica técnica para o Zoneamento Ambiental Municipal – ZAM.

Como funcionam as zonas económicas especiais?

As Zonas Econômicas Especiais podem ser compreendidas como espaços geográficos delimitados dentro de um mesmo território, mas que possuem uma economia com regimes distintos (como, por exemplo, àqueles referentes a tributação específica) e que guardam relação, portanto, com a política industrial e comercial de um país …

O que pode ser construído em Zeu?

Nas ZER somente os usos residenciais são permitidos, havendo algumas exceções, como no caso dos usos institucionais na implantação de novos loteamentos e a atividade museu. Vale lembrar que as zonas corredores são constituídas por lotes localizados nas ZER que são lindeiros a vias com fluxo viário mais intenso.

O que pode construir na zona Zeu?

No caso de ZEU, o coeficiente de aproveitamento será quatro – fator que, multiplicado pela área do terreno, indica a quantidade de metros quadrados que podem ser construídos em um lote – próximos das linhas de trem, metrô e corredores de ônibus.

Quem controla as águas internacionais?

A ONU já começou um processo para criar um instrumento legal com o qual pode criar áreas protegidas e controlar um pouco mais isso. Atualmente, em águas internacionais, a única regulamentação que existe, o único controle, são as organizações regionais de regulamentação da pesca, como as comissões do atum.

By admin