O que representa o Vale do Rift?

O Grande Vale do Rifte, também conhecido como Vale da Grande Fenda ou somente como Vale do Rifte, é um complexo de placas tectônicas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectônicas africanas e arábicas, um rifte.

O que vai acontecer com o Vale do Rift?

“O Golfo de Áden e o Mar Vermelho inundarão a região de Afar e o vale do Rift na África Oriental, e se tornarão um novo oceano – e essa parte da África Oriental se tornará seu pequeno continente separado”, avalia Ken Macdonald, geofísico marinho e professor emérito da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara.

O que é rift em Geografia?

Rifte vem do inglês "Rift" que significa "fenda", e corresponde em geologia a uma estrutura que resulta do afinamento e ruptura da crosta do planeta, devido a forças distensionais atuantes na superfície, que são basicamente forças opostas e dão origem a essas aberturas.

Como se formam os Rifts?

rift. Estrutura de bacia tectônica originada por tectônica extensional sobre hot spot, margeada por falhas de gravidade, , tipo graben alongado, desenvolvendo vale ou depressão extensa (rift valley) em continentes ou, em sua possível evolução, em oceanos (rifte de cadeia meso-oceânica).

Onde fica o vale de Rift?

Sistema montanhoso africano, situado entre o sudoeste da Etiópia e a costa moçambicana, atravessando o Quénia e a Tanzânia. Os seus pontos mais elevados ficam no Quilimanjaro (que atinge os 5895 metros de altitude) e no Monte Quénia (5195 m). Geografia País da África Oriental.

O que tem dentro da falha de San Andreas?

A falha de San Andreas é, na realidade, apenas a falha "mestre" de uma intrincada rede de fissuras que corta as rochas de toda a região costeira da Califórnia, complicando o panorama geológico da zona. Essa rede de "mini falhas" é capaz de gerar terremotos pequenos.

Qual a maior rachadura do mundo?

A falha de San Andreas é uma ruptura tectônica localizada no estado da Califórnia (Estados Unidos). Ela está situada em uma das zonas tectonicamente mais instáveis do planeta, que corresponde à parte oeste da costa estadunidense, porção do chamado Anel de Fogo do Pacífico.

Onde é o Vale do Rift?

O Grande Vale do Rifte da África Oriental (Rift Valey) é uma das maravilhas geológicas do mundo, um lugar onde as forças tectônicas da Terra estão atualmente tentando criar novas placas, separando das antigas.

Onde fica o vale de rift?

África

Sistema montanhoso africano, situado entre o sudoeste da Etiópia e a costa moçambicana, atravessando o Quénia e a Tanzânia. Os seus pontos mais elevados ficam no Quilimanjaro (que atinge os 5895 metros de altitude) e no Monte Quénia (5195 m). Geografia País da África Oriental.

Quais são as características do Vale do Rift?

Um exemplo é o Vale do Rift, na África, que possui uma larga extensão e que se originou há milhões de anos em função do afastamento das placas africana e arábica. Esse vale constitui uma ampla depressão relativa e é posicionado sobre uma série de falhas geológicas.

Quais os principais lagos formados pelo vale do Rift?

Nessa altura é que se formam os lagos Malawi e Tanganyka, ambos compridos e profundos, visto que a fenda é preenchida com água.

Quais são os lagos do Vale do Rift?

Sobre os lagos do rift. Bem, antes de mais nada, quando escrevo “lagos africanos”, estou falando dos três grandes lagos do leste africano, localizados na fenda ou na região do Vale do Rift; são eles: Tanganyika, Malawi e Victoria – existem outros, como o lago Turkana, mas não os abordarei.

Qual a placa Tectonica mais perigosa do mundo?

San Andreas é a maior dessas rachaduras e, potencialmente, a mais perigosa por marcar o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta.

Porque a falha de San Andreas é tão temida?

Uma falha muito temida

A presença da falha de San Andreas chamou a atenção do mundo inteiro em 18 de abril de 1906, quando um deslocamento repentino ao longo desta grande fenda produziu o "Grande Terremoto de São Francisco" (Big One), produzindo posteriormente um incêndio devastador.

Qual a rachadura mais perigosa?

As rachaduras inclinadas na diagonal e profundas indicam problemas na estrutura, que pode estar cedendo por algum problema na fundação, nas lajes, na estrutura de suporte da casa ou por excesso de peso.

Qual placa Tectonica mais perigosa?

San Andreas é a maior dessas rachaduras e, potencialmente, a mais perigosa por marcar o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta.

O que é e onde se localiza o Rift Valley?

A rachadura apareceu próxima a uma cidade chamada Rift Valley (Vale da Fenda, em português), que percorre 3 mil quilômetros desde o Golfo de Áden, na Somália, e segue sentido sul até o Zimbábue, passando ainda por Etiópia e Tanzânia, além do próprio Quênia.

Qual placa Tectonica o Brasil pertence?

Placa Sul-Americana

O Brasil localiza-se sobre a Placa Sul-Americana.

By admin