O que é Utilizar-se?

Utilizar-se é tirar proveito, servir-se. Mas não qualquer proveito: apenas aquele ao qual o objeto se destina por natureza. Cite-se como exemplo o telefone: sua finalidade natural é a de servir de instrumento de comunicação vocal. Assim, uma pessoa se utiliza do telefone logo que passa a aplicá-lo na comunicação vocal.

Como se escreve Utiliza-se?

A forma utiliza-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica, no caso ele, ela ou você. Utiliza-se este medicamento para aliviar a dor e reduzir a febre.

Qual é o sinônimo de utilizar?

Sinônimo de utilizar

  1. Fazer uso de: 1 usar, empregar, operar, aplicar, manusear, manipular, lidar, colocar. …
  2. Tirar utilidade ou proveito: 2 aproveitar, servir-se, valer-se, usufruir, fruir, desfrutar, dispor de, contar com, recorrer, beneficiar, lograr, gastar, consumir. …
  3. Obter como ganho:

Como se escreve o nome usasse?

A forma [usasse]pode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de usar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de usar] .

Qual é o certo usasse ou Usa-se?

Usasse vem do verbo usar. O mesmo que: utilizasse, praticasse, costumasse, empregasse, trajasse, vestisse, gastasse, tomasse, desgastasse.

Como usar utilizar?

Utilizar, que não admite preposição alguma, significa "tornar útil; empregar com utilidade; aproveitar; fazer uso de; valer-se de; usar; tirar utilidade de; aproveitar; ganhar; lucrar". Utilizar-se, que exige a preposição "de" significa "lançar mão de; tirar proveito de; servir-se".

Qual a diferença de usar utilizar?

Utilizar, que não admite preposição alguma, significa "tornar útil; empregar com utilidade; aproveitar; fazer uso de; valer-se de; usar; tirar utilidade de; aproveitar; ganhar; lucrar". Utilizar-se, que exige a preposição "de" significa "lançar mão de; tirar proveito de; servir-se".

O que usar no lugar da palavra uso?

2 emprego, aplicação, aplicamento.

Qual é a diferença entre utilizar e usar?

Se você for estudar no dicionário, verá que "usar" se refere a costumar, a ter como um hábito… Já o verbo "utilizar" tem significado de utilidade, de serventia.

Como se escreve a palavra utilizasse?

Significado de Utilizasse

Utilizasse vem do verbo utilizar. O mesmo que: empregasse, usasse, ganhasse, confiasse, contasse, servisse, fruísse, beneficiasse, aproveitasse.

Qual é o verbo de usar?

usar – verbo

Indicativo
Presente Pretérito imperfeito Pretérito perfeito
uso usas usa usamos usais usam usava usavas usava usávamos usáveis usavam usei usaste usou usamos / usámos usastes usaram
Conjuntivo / Subjuntivo
Presente Pretérito imperfeito Futuro

Tem como se usa?

Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Qual a diferença entre USA e usar?

Usa vem do verbo usar. O mesmo que: utiliza, pratica, costuma, emprega, traja, veste, gasta, toma, desgasta.

O que quer dizer a palavra p * * * * * * *?

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.

Será utilizado sinônimo?

Que teve utilidade ou proveito: 2 aproveitado, usufruído, fruído, servido, desfrutado, valido, disposto, contado, recorrido, beneficiado, logrado, gasto, consumido.

Como usar o verbo utilizar?

O verbo utilizar exprime o sentido de fazer uso de algo, de empregar ou aplicar alguam coisa. São também sentidos do vocábulo o ato de tornar algo útill ou proveitoso, de tirar utilidade ou de se valer de alguma coisa.

Como se escreve usa do verbo usar?

Afirmativo

  1. usa.
  2. use.
  3. usemos.
  4. usai.
  5. usem.

Qual é o plural de tem?

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

By admin