Quais são as zonas francas no Brasil?

  • Brasileia/Epitaciolândia (AC)
  • Cruzeiro do Sul (AC)
  • Macapá/Santana (AP)
  • Tabatinga (AM)
  • Guajará-Mirim (RO)
  • Boa Vista e Bonfim (RR)

O que a Zona Franca produz?

Também chamada de Pólo Industrial de Manaus, a ZFM foca na produção de eletrodomésticos, veículos, produtos de informática e outros, com destaque na fabricação de televisores, celulares, motocicletas, aparelhos de som e de vídeo, bicicletas, entre outros.

Quem faz parte da Zona Franca?

Esta área compreende um total de dez mil quilômetros quadrados que inclui a cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, e mais os municípios de Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva3 .

Onde fica a Zona Franca no Brasil?

A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma zona industrial que está localizada no norte do país. Ela compreende uma área de 10 mil quilômetros quadrados. Embora grande parte esteja localizada na cidade de Manaus, no Amazonas, ela também abrange outros Estados brasileiros: Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
Em cache

Que cidade é conhecida como Zona Franca?

O projeto Zona Franca de Manaus tomava corpo e irradiava os reflexos dos seus benefícios para toda a região da Amazônia Ocidental. Em 1991, o Amapá entrou no modelo Zona Franca de Manaus através da Lei nº 8.387/1991, que ficou conhecida como Lei de Informática da Zona Franca de Manaus.

Qual é a principal Zona Franca do Brasil?

b) (2 pontos) A principal Zona Franca existente no território brasileiro é a Zona Franca de Manaus (AM).

Qual a principal Zona Franca existente no Brasil?

b) (2 pontos) A principal Zona Franca existente no território brasileiro é a Zona Franca de Manaus (AM).

Por que foi criada a Zona Franca?

A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo com o objetivo de viabilizar uma base econômica na região amazônica, além de promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país.

Quem criou a Zona Franca?

Em 1957, o que viria a ser a Zona Franca de Manaus foi idealizado pelo então deputado federal Francisco Pereira da Silva através da Lei nº 3.173/57.

Quais são os pontos negativos da Zona Franca de Manaus?

Uma das principais críticas à Zona Franca é a criação de uma forte dependência econômica dos benefícios fiscais concedidos. A região de Manaus tornou-se altamente dependente das vantagens tributárias, esse fator pode dificultar a diversificação da economia e aumentar a vulnerabilidade da região a crises econômicas.

Quem criou a Zona Franca de Manaus?

Juscelino Kubitschek

Em 6 de junho de 1957 a lei nº 3.173, foi sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek, criando uma Zona Franca na cidade de Manaus.

Por que foi criada a Zona Franca de Manaus explique?

A Zona Franca de Manaus surgiu em 1967, durante o regime militar, por meio do Decreto-Lei nº 288/67. A finalidade inicial desse projeto era estabelecer incentivos fiscais por 30 anos para criar um pólo industrial, comercial e agropecuário na Amazônia.

Para que serve a Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo com o objetivo de viabilizar uma base econômica na região amazônica, além de promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país.

Qual a importância da Zona Franca para o Brasil?

Além da integração territorial promovida pelo desenvolvimento industrial da região próxima a Manaus, a Zona Franca também possui a função de gerar empregos para a população, algo importante em uma localidade que não possui uma grande diversidade de atividades econômicas para a geração de renda.

Quais os benefícios da zonas francas?

Dessa forma, ocorre uma melhoria na fiscalização de entrada e saída de mercadorias, fortalecimento do setor comercial, abertura de novas empresas e geração de empregos. Como falamos no início, diversos países contam com uma zona franca.

Qual a principal Zona Franca no Brasil?

de Manaus

Para promover a integração regional e a industrialização, o Estado brasileiro implantou a Zona Franca de Manaus, principal zona franca existente no país até o momento.

By admin