Qual é o significado de fechar a matraca?

Fechar a matraca significa calar a boca. Tem origem do instrumento que ambulantes usam para chamar a atenção em cidades pequenas, praças e vilarejos. Fechar a matraca seria correspondente a parar o barulho, ou seja, calar a boca.

O que significa dar uns pipoco?

Golpe, como murro. Também pode ser usado para indicar que algo é muito bom. Fulano deu um pipoco em cicrano que até arrancou dente!

O que significa a gíria garfo?

Na linguagem futebolística signifca o ato de um árbito furtar uma equipe em favor da outra, roubar um dos contendores. O árbitro Vivi Furtado garfou sem a menor cerimônia o Coitadinho Futebol Clube do Rico Atletico.

Qual a simbologia da matraca?

A matraca é um instrumento muito antigo, utilizado geralmente nas pequenas cidades de interior onde o sino da torre da Igrejinha, com seu badalar das horas dita o ritmo tranquilo do povo simples. Com a chegada do tempo de conversão, e principalmente da Semana Santa, os sinos se calam, dando lugar ao som da matraca.

O que quer dizer ir para as cucuias?

"Ir para a cucuia"

Quando alguma coisa termina mal, dizemos que "foi para a cucuia". Existem duas versões diferentes para explicar a origem desta expressão. A mais aceita refere-se ao antigo cemitério da Cacuia, localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

O que é dar uma alfinetada?

1. Espetar ou picar-se com alfinete (ex.: alfinetar um dedo; alfinetou-se na mão). 2. Marcar com alfinete, especialmente na costura (ex.: falta alfinetar a bainha da saia).

O que é boca de matraca?

4 fig , coloq Pessoa que fala muito, que é muito loquaz; falador, linguarão, tagarela. 5 fig , coloq Loquacidade com pouco ou nenhum sentido; tagarelice inútil, irritante; boca: Fala feito um papagaio, nunca fecha a matraca.

O que é sarro na gíria?

1. Pode significar "bolinar", "procurar manter contatos voluptuosos"[…]; 2. Pode significar também "zombar ou rir-se de alguém", "caçoar", e acho que esse é o significado que devemos atribuir a essa expressão em casos como "Ele está tirando sarro de mim".

Qual é a função da matraca?

Uma matraca é um instrumento musical e sinalizador constituído geralmente de madeira onde existe um pedaço de ferro curvilíneo que, quando sacudido, produz som. É usada no Brasil, em pequenas cidades por vendedores e também na quaresma para anunciar uma procissão.. O instrumento substitui os sinos na Semana Santa.

O que é uma boca de matraca?

4 fig , coloq Pessoa que fala muito, que é muito loquaz; falador, linguarão, tagarela. 5 fig , coloq Loquacidade com pouco ou nenhum sentido; tagarelice inútil, irritante; boca: Fala feito um papagaio, nunca fecha a matraca.

O que quer dizer o ditado cozinhar em Banho-maria?

Na culinária, banho-maria é um processo de cozimento onde a comida não vai em contato direto com o fogo, sendo portanto cozida de forma mais lenta. Para isso, o alimento fica em um recipiente, que é colocado dentro de outro, onde existe água a ferver ou quase.

O que significa a expressão passar a batata quente?

"Passar a batata quente"

Significa livrar-se de um problema, passando a responsabilidade para outra pessoa.

O que é espetando?

verbo transitivo

Enfiar em espeto. 2. Atravessar ou perfurar com espeto.

O que quer dizer pontadas?

1. Dor aguda e pouco duradoura: Senti uma pontada no peito.

O que é boca de se lascar?

1. [Expressão] No Pará e em Manaus: Algo super legal, único, que arrasa, que lacra, que se destaca, que é o melhor. 2. Na Bahia: lugar perigoso, estranho.

O que quer dizer a gíria donzela?

2. Donzela. Pessoa preguiçosa, que não ajuda em nada, que fica esperando os outros fazerem todos os serviços e quer tudo pronto na mão, sem nenhum esforço. Dondoca.

O que é Slatt no trap?

É abreviação da frase Slime Love All The Time, do rap. Os meus manos são slatt, significa que os manos são leais, em outras palavras, amor de slime o tempo todo.

O que significado a matraca na Semana Santa?

O som oco da matraca substitui a festividade dos sinos. Na Sexta-Feira da Paixão com o Cristo, esperança da humanidade pendendo no madeiro do calvário, a matraca chora a morte do Filho enviado e ecoa um triste lamento de angústia. O Sábado Santo é o dia do vazio, onde o silêncio deveria falar mais alto.

By admin