Para que serve uma declaração pública?

👉 A Escritura Pública é necessária para dar validade formal ao ato jurídico exigido por Lei (o ato jurídico pode ser uma compra/venda; uma doação; uma simples declaração; etc) e proporciona maior segurança jurídica às pessoas que a formalizam no Cartório de Tabelionato de Notas do seu município.
Em cache

O que significa declaração pública?

A escritura pública de declaração, feita em cartório de notas, é o documento pelo qual a pessoa interessada declara determinado fato que deseja ou que tem conhecimento, sob sua responsabilidade civil e criminal.
Em cache

Qual valor de uma declaração pública?

O valor da escritura pública declaratória é de R$ 548,68 (quinhentos e quarenta e oito reais e sessenta e oito centavos), salvo se houver declaração de valor. Texto extraído do site do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo.

O que precisa para fazer uma declaração pública?

Como é feita? A parte interessada comparece ao tabelionato com seu RG e CPF originais e declara o que desejar para o escrevente, que transcreverá o declarado no livro notarial, tornando a declaração pública. Documentos Necessários: RG e CPF originais do declarante.

Qual é a finalidade de uma declaração?

A declaração é um documento muito importante na confirmação de determinada informação. A declaração é um gênero textual que faz parte de um conjunto de textos conhecidos como redação técnica . Tem como principal finalidade a comprovação de um fato por meio de um documento contendo valor jurídico.

Qual é o objetivo da declaração?

A declaração é um documento utilizado quando queremos comprovar algo. Pode ser composta em primeira ou terceira pessoa, em registro formal. Sua estrutura é fixa e geralmente apresenta título, corpo do texto, data e assinatura. Há diversos tipos de declaração, sendo cada um classificado de acordo com sua função.

O que quer dizer uma declaração?

A declaração é um gênero técnico de valor documental muito utilizado no cotidiano para comprovação, depoimento ou explicação a respeito de alguma informação. A declaração é um texto técnico destinado a confirmar determinada informação.

Onde fazer uma declaração pública?

Escritura pública online: saiba como solicitar.

Isso para qualquer cartório de notas, cartório de registro de imóveis, cartório de registro civil, cartório de protesto e cartório de títulos e documentos do Brasil.

Qual a validade de uma declaração registrada em cartório?

O Projeto de Lei 726/20 determina que as certidões necessárias para a prática de atos notariais e registrais terão validade de 90 dias. Atualmente, a praxe nos cartórios é a exigência de atualização após 30 dias.

Qual o valor jurídico de uma declaração?

A declaração é um texto técnico que comprova um fato ou determinada situação. Por ser um texto formal e com valor jurídico, ele preza pela impessoalidade, concisão, norma-padrão e formalidade.

Quais são os tipos de declaração?

Modelos de Declarações e Formulários

  • Declaração de moradia.
  • Declaração de união estável.
  • Declaração de separação dos corpos.
  • Declaração de recebimento de pensão alimentícia auxílio financeiro a título de alimentos ou qualquer ajuda de custo.

Quem pode fazer uma declaração?

Mesmo que não seja obrigada, qualquer pessoa pode enviar a declaração, desde que não conste em outra declaração como dependente.

O que é e para que serve uma declaração?

O que é declaração? A declaração é um gênero textual utilizado para servir de documento de comprovação, prova escrita, depoimento ou explicação a respeito de algo. Nesse texto, o autor exprime uma opinião, um conceito, uma declaração ou uma observação sobre determinado assunto ou fato.

Qual a função de uma declaração?

A declaração é uma espécie de documento utilizado quando se deseja fazer alguma afirmação ou comprovação de algo que não possui outro documento formal. Sendo assim, a declaração assume um compromisso em afirmar-se uma verdade.

Como deve ser uma declaração?

– Geralmente, tal documentação é redigida em papel timbrado, focalizando bem o objetivo pretendido com o mesmo, ou seja, o termo “Declaração” é grafado com letras maiúsculas, tornando-se evidente. – Em seguida, atribui-se as informações, compondo-se de todos os elementos necessários à efetivação da mensagem.

By admin