O que é que significa fandango?

1. Dança popular, a três tempos e sapateada, comum em Espanha e Portugal. 2. Música que acompanha essa dança.

O que significa fandango e qual sua origem?

De origem espanhola e com influências portuguesas, o Fandango é uma dança trazida pelos aventureiros, que no passado se espalharam pelos recôncavos do nosso litoral. E como era natural, sentindo nostalgia, procuravam recordar a pátria distante, com danças de sua terra.

Qual o objetivo do fandango?

O fandango é uma manifestação cultural popular legítima do Paraná, apesar de encontrado também em outros estados do nosso país. É uma “manifestação artística e cultural ligada à agricultura, ao trabalho do campo” (Garret, 2009).

O que é festa do fandango?

O fandango é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, capaz de oferecer ao público participante uma boa dose de cultura e alegria, através de suas histórias musicadas.

Como acontece o fandango?

A coreografia tradicional mantém os bailados e sapateados, e a dança segue através de improvisos dos dançarinos. As músicas são sempre acompanhadas por poesia cantada e duas violas, sanfonas, rabeca e maxixe.

Quais são as principais características do fandango?

Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde operíodo Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo arde exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada desapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lámenor, sol maior, fá maior, mi …

Quais os tipos de fandango?

Em São Paulo, litoral sul, o fandango tem duas variações distintas: o rufado e o bailado, sendo o rufado dançado com o bater dos pés e o bailado apenas valsado, ainda que a liberdade que existe nessa dança permita também um grupo misto com a união do rufado-bailado.

Como se chama a roupa usada em um fandango?

Por exemplo, uma pilcha campeira não deve ser usada em qualquer lugar. Para ir a um fandango ou ao CTG, prefira sempre a pilcha social.

Qual a importância do fandango na cultura brasileira?

Para além dos mutirões, o fandango era a principal diversão e momento de socialização dessas comunidades, estando presente em diversas festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval, onde comemorava-se os quatro dias ao som dos instrumentos do fandango.

Qual o passo principal do fandango?

Os passos que compõem esta coreografia são o viracorpo, pega-na-bota, quebra-chifre, pula-sela, mandadinho, cada um com suas características especiais, mas todas se concluem com a formação de uma nova roda. Atualmente o Fandango se estende do extremo sul a São Paulo.

Qual a origem do fandango no Brasil?

O Fandango e uma dança de origem espanhola e que chegou ao Brasil com os portugueses. Ele desmbarcou por aqui no litoral sul, região do Brasil onde é mais dançado frequentemente.

Quais os principais elementos do fandango?

Basicamente reúne dança em pares, por vezes marcada pela batida de tamancos de madeira, além de música executada em instrumentos de fabricação artesanal, principalmente a viola branca ou de fandango, a rabeca e o adufo.

Quando acontece o fandango?

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil o fandango é um espetáculo popular que engloba romance, dança, música, anedotas, ditos, lendas e orações. É uma festa em homenagem aos marujos, que acontece na época natalina. É também conhecido como marujada, barca, chegança dos marujos.

Qual é o ritmo do fandango?

Hoje o fandango designa qualquer sorte de baile ou divertimento onde homens se apresentam com trajes gaúchos. Nestes fandangos sejam de caráter popular ou privado aparecem ritmos como: Chote, polca, valsa, rancheira, vaneira, vanerão, bugio, limpa-banco, chamamé.

Quem dança o fandango?

O fandango no Paraná é uma festa típica dos caboclos e pescadores habitantes do litoral do Estado, na qual se manifestam várias danças regionais, denominadas marcas de fandango.

By admin