O que Nietzsche quis dizer com a transvaloração dos valores?

A transvaloração de todos os valores significa, então, trazer para a vida uma nova condição por meio da qual a vida seja impelida para além de si mesma. Nas palavras de Nietzsche, reconhecer a vida como vontade de poder.
Em cache

O que é a transvaloração da moral?

A transvalorização da moral proposta por Nietzsche é: a) A aceitação da moral tradicional como sendo universal e absoluta. b) É o estudo sobre a origem da moral tradicional para que possamos conservá-la, tendo em mente a sua importância ao desenvolvimento do indivíduo como ser humano.
Em cache

O que é transvaloração filosofia?

Transvalorização significaria a exaltação da vida ao invés da exaltação do sofrimento, e uma aceitação de todo instinto ou luxúria como orgânico e, portanto, válido, e assim além do escopo da condenação moral. O que se deseja seria apenas o que se deseja, ao invés de pecaminoso ou piedoso.

Qual era a religião de Nietzsche?

Nietzsche negou Deus o tempo todo em suas obras, em contrapartida viveu o tempo todo entranhado na metafísica, ele era inegavelmente um religioso. Há um chocante paradoxo nessa afirmativa, já que a maioria dos nietzschianos considera a religião simples sobrevivência histórica e cultural.

O que é Deus para Nietzsche?

Nietzsche vai ao cerne do problema: Deus está morto como uma verdade eterna, como um ser que controla e conduz o mundo, como um pai bondoso que justifica os acontecimentos, como sentido último da existência, enfim, como uma ética, como um modo de vida, independente de sua existência ou não.

O que Nietzsche fala sobre Deus?

Nietzsche se referia na verdade ao que Deus representava para a cultura europeia, à crença cultural compartilhada em Deus que no passado havia sido a característica que unia e definia a Europa. Nietzsche estava falando da Europa sem Deus.

O que Nietzsche rejeitava?

Nietzsche rejeita a ideia do além-mundo e contesta os crentes sempre que fazem essa opção. Para ele, essa atitude já indica uma negação da natureza, uma vez que o valor está em aguardar o que não se tem e depreciar o que já está entre nós, se não em nós.

Qual doença Nietzsche tinha?

neurossífilis

Aos 44 anos, após sofrer um colapso em Turim, o filósofo Friedrich Nietzsche recebeu o diagnóstico médico de neurossífilis. Devido à ausência de autópsia em seu corpo, tal diagnóstico médico vem sendo questionado historicamente. Realizou-se a revisão da literatura disponível sobre o diagnóstico médico de Nietzsche.

Qual é a frase mais famosa de Nietzsche?

Deus está morto

1. "Deus está morto". Essa é uma das frases mais famosas e polêmicas de Nitetzsche. O pensador, que vinha de uma família de pastores com forte ligação com o cristianismo, em determinado momento de sua vida rompe com a religião.

Quem Nietzsche admirava?

Admirava Voltaire, e considerava como último grande alemão Goethe, humanista como Voltaire.

O que Nietzsche fala sobre a solidão?

Nietzsche, ademais, vivenciara uma solidão que somente começa a ser sentida por outros indivíduos após a guerra que abalou moralmente o mundo. Por esta razão, ele seria "o amigo de todos os atormentados" que procuram a felicidade e a verdade, embora elas jamais possam ser alcançadas.

Quais são as 3 ideias de Nietzsche?

As ideias-chave de Nietzsche incluíam a dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a "morte de Deus", o Übermensch (Super Homem) e eterno retorno.

O que é o amor para Nietzsche?

O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude. Quanto mais pleno de si, mais capaz de amar será um indivíduo.

O que Nietzsche fala sobre o casamento?

No matrimônio existem apenas obrigações e alguns direitos. Se os esposos não vivessem juntos, haveria mais matrimónios felizes. Não é falta de amor, mas falta de amizade que faz casamentos infelizes. O casamento transforma muitas loucuras curtas em uma longa estupidez.

Quem foi a esposa de Nietzsche?

Lou Andreas-Salomé
Ocupação filósofa, ensaísta, psicanalista, romancista, escritora, poetisa
Obras destacadas Na Rússia, com Rilke
Causa da morte insuficiência renal
Assinatura

By admin