Qual a definição do termo lateral?

1º) Toda estrutura que se afastar do plano mediano, quando comparado a outra mais próxima dele, diz-se que é lateral. A que for mais próxima do plano mediano, medial. 2º) Sempre que uma estrutura estiver acima da outra, a primeira será superior, e a outra, inferior.
Em cache

O que é parte lateral?

[ Anatomia ] Que está mais afastado da linha mediana que divide o corpo longitudinalmente em lado direito e esquerdo (ex.: o músculo tibial anterior situa-se na face lateral da tíbia), por oposição a medial.

Quais são os termos de lateralidade?

– Unilateral – Presentes apenas de um lado. – Bilateral – Estruturas pares que têm elementos direito e esquerdo. – Ipsilateral – Refere-se a algo situado do mesmo lado do corpo que outra estrutura. – Contralateral – Significa que está do lado do corpo oposto a outra estrutura.
Em cache

O que significa os termos medial e lateral na anatomia?

Medial é usado para indicar que uma estrutura está mais perto do plano mediano do corpo, sendo que, este plano passa no centro de todo o corpo. Lateral indica que uma estrutura está mais longe do plano mediano. Veja o exemplo: O polegar (10 dedo da mão) é mais lateral em relação aos outros dedos.
Em cache

O que significa Lateral-direito?

[ Desporto ] Jogador, em geral pertencente à defesa, que actua no lado direito do campo. Plural: laterais-direitos.

Quais são os termos de posição?

Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo. Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro). Superior / Cranial: na direção da parte superior do corpo. Inferior / Caudal: na direção da parte inferior do corpo.

O que é lateralidade exemplos?

A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Existe a dominância de um dos lados, este apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

Como explicar a lateralidade?

A lateralidade diz respeito à capacidade de diferenciar e nomear direita e esquerda, seja no próprio corpo, no corpo de outra pessoa ou no espaço. Ela é desenvolvida por volta de 8 ou 9 anos de idade. Já a dominância lateral se trata da capacidade de dominar um lado do corpo.

Onde fica a parte medial?

Termos Direcionais

Anterior Na frente de, ou em frente à
Distal Afastado ou mais distante do tronco ou do ponto de origem da parte do corpo
Proximal Mais perto do tronco ou em direção a ele, ou ao ponto de origem de uma parte do corpo
Mediano Linha média do corpo
Medial Em direção à linha média

Quando é considerado lateral?

Quem for cobrar a lateral deve estar com os dois pés sobre a linha, ou fora do campo, lançando a bola sobre a cabeça com as duas mãos. A bola só é considerada novamente em jogo quando for tocada por outro jogador que não o que a tenha arremessado.

Qual é a função do lateral?

A função primordial do lateral é fechar os lados da linha de defesa, seja num esquema com quatro ou cinco defensores. Porém, quando a equipe tem a posse de bola, eles avançam pelas extremidades do campo como uma opção para “abrir” o jogo e criar mais alternativas de ataque.

O que é eixo Latero lateral?

O eixo longitudinal presente no plano frontal que vai da cabeça aos pés e o eixo latero-lateral ou transversal que vai do centro do corpo a lateral, ou seja, é o eixo que vai de um lado a outro do corpo.

O que é termo distal?

Distal indica que está longe ou mais longe do tronco do corpo ou do ponto de origem da parte do corpo.

Quais são os três tipos de lateralidade?

A lateralidade considera-se como a propensão do ser humano, em utilizar mais um lado do corpo em relação ao outro nos níveis: manual, ocular e pedal.

O que é lateralidade na educação?

De modo geral a lateralidade nada mais é do que a preferência da utilização de uma das partes do corpo como mão, olho, ouvido e pernas sejam elas esquerda ou direta. Os aspectos da lateralidade tem sua extrema influência no desenvolvimento de aprendizagem do aluno, exemplo: nas disciplinas de português e matemática.

Qual é a posição de lateral?

A lateral é uma das posições do futebol. Os laterais ocupam a linha de defesa, juntamente com os zagueiros. Existem dois tipos de laterais, os que atuam pelo lado direito e os que atuam pelo lado esquerdo, sendo chamados de lateral-direito e lateral-esquerdo respectivamente.

O que precisa para ser lateral?

Um lateral deve manter um alto nível de concentração durante o jogo, para que consiga realizar suas ações ofensivas e defensivas em excelência. É uma posição muito exposta a pressão por suas características complexas e estando sempre em evidência.

Qual é o lado lateral?

S.M. Parte ou lugar que fica à esquerda ou à direita de alguma coisa ou de alguém.

By admin