O que significa o conceito sociedade líquida?

Vida Líquida

Bauman argumenta que os indivíduos, na sociedade líquida, tendem a considerar que a atitude mais racional é a de não se comprometer com o que seja. Assim, quando uma nova oportunidade ou ideia aparecem, este indivíduo se engaja sem maiores dramas.
Em cache

O que é a liquidez da sociedade?

A palavra liquidez remete à fluidez, ausência de forma definida, velocidade, mobilidade e inconsistência. Esses seriam, para ele, justamente, os traços essenciais das relações sociais na atualidade. A antiga confiança “sólida” num futuro perfeitamente arquitetado pela razão foi substituída pela incerteza.

O que é ser uma pessoa líquida?

O homem dessa modernidade líquida é considerado fluido, com grande flexibilidade de adaptação e diversas mudanças comportamentais, intelectuais e sentimentais, acompanhando o ritmo de transformação da nova sociedade. Bauman usa o termo líquido para fazer analogia ao estado da matéria que mais se transforma.
Em cache

Quais as características da sociedade líquida?

CARACTERÍSTICAS DA MODERNIDADE LÍQUIDA

Superficialidade e fragilidade dos relacionamentos afetivos e sexuais. Personalidade moldável aos interesses do momento. Processo de Individualização, egocentrismo. Mercantilização das relações sociais.

O que é sociedade líquida Segundo Bauman?

O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.

Porque a sociedade e líquida?

De acordo com Bauman a vida líquida está relacionada a uma sociedade fundamentada no individualismo. Ou seja, uma sociedade que se converteu em algo temporal e instável que carece de aspectos sólidos. Em outras palavras, as relações interpessoais se tornaram cada vez mais efêmeras e voláteis.

O que é liquidez exemplo?

O que é liquidez financeira

Quer um exemplo? A poupança é um investimento de alta liquidez, porque você tem acesso ao dinheiro sempre que precisar, em questão de minutos. Já os imóveis são exemplos de baixa liquidez, porque você só terá acesso ao dinheiro quando conseguir vender o imóvel, o que pode levar meses.

O que é liquidez e como funciona?

O significado de liquidez se refere a uma característica dos investimentos que representa o quão fácil é transformá-lo em dinheiro. Em outras palavras, um investimento tem mais liquidez quando é mais simples e fácil resgatar os valores investidos em dinheiro.

Quem fala da sociedade líquida?

Modernidade líquida é o termo usado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman para definir o tempo presente, também chamado de pós-moderno por alguns sociólogos e cientistas sociais. A associação com o líquido vem do fato de que a sociedade atual seria, segundo Bauman, marcada pela liquidez, volatilidade e fluidez.

O que causa a modernidade líquida?

A transição da modernidade sólida para a modernidade líquida se dá a partir da segunda metade do século XX. Nesse período, fatores como a instabilidade financeira, o desenvolvimento de novas tecnologias e a globalização foram diluindo o mundo que se conhecia até então.

Qual a principal teoria de Bauman?

Globalização – as consequências humanas: em livro lançado em 1998, Bauman defende a tese de que a globalização é um problema que intensifica as desigualdades sociais na medida em que fortalece as relações capitalistas entre mandatários e receptores no processo globalizador.

Quais são os tipos de liquidez?

Quais são os tipos de índices de liquidez e como calculá-los?

  • Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
  • Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoque) / Passivo Circulante.
  • Liquidez imediata = Ativos Disponíveis Imediatamente / Passivo Circulante.

Como identificar a liquidez de uma empresa?

Para calcular o índice de liquidez corrente, é preciso usar a seguinte equação:

  1. Índice de liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante.
  2. Índice de liquidez seca = ativo circulante – estoques / passivo circulante.
  3. Índice de liquidez imediata = disponível / passivo circulante.

Qual o objetivo da liquidez?

A liquidez é um índice que mostra a capacidade de converter ativos e dinheiro, evitando as perdas, ou a velocidade em que os ativos podem ser convertidos em recursos.

Como são as relações líquidas?

Líquida no sentido de que as relações, com o passar do tempo, estão ficando cada vez mais superficiais e o contato entre os indivíduos é cada vez menor. Uma de suas mais famosas frases é que “as relações escorrem entre os dedos”.

Quando surgiu a sociedade líquida?

Segundo o sociólogo, a modernidade líquida teve início após a Segunda Guerra Mundial e se estende até os dias atuais. Esse período é marcado pelas transformações nas relações sociais, econômicas e de produção desencadeadas pelo capitalismo globalizado.

O que é modernidade líquida de exemplos?

O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.

O que o Bauman defende?

Bauman usa a ideia de fluidez, a qualidade de líquidos e gases, para fazer uma metáfora sobre o momento histórico em que vivemos. Nos tempos líquidos, as relações se tornam cada vez menos sólidas e estáveis. Vivemos mudanças nas instituições, na política e nas identidades.

By admin