O que é microlitíase testicular?

A microlitíase testicular (MT) é uma patologia pouco comum que atinge geralmente os dois testículos e é caracterizada por pequenas calcificações no lumen dos tubulos seminiferos.

O que pode causar microlitíase testicular?

A causa da microlitíase testicular ainda permanece desconhecida. Porém ocasionalmente pode ser associada a outras patologias como no testículo não descido, varicocele, torção do testículo, síndrome de Klinefelter, síndrome de Down, síndrome de Carney e infertilidade.
Em cache

Como tratar a microlitíase testicular?

A cura pode ser tão simples como a expulsão espontânea do cálculo ou a dissolução medicamentosa (mais frequente em casos de microlitiase renal) até tratamentos mais complexos como a fragmentação extracorpórea, fragmentação intracorpórea por acesso através da uretra (fragmentação por laser, ultrassons, mecanismos …

Quem tem Microlitíase pode ter filhos?

A microlitíase testicular (MT) é frequente em crianças e gera preocupação quanto ao risco de TT e infertilidade, mas as evidências desses riscos são controversas, visto que a maioria dos dados provém de adultos investigados para infertilidade e/ou síndrome da disginesia testicular (SDT).
Em cache

O que quer dizer Microlitiase?

Microlitíase da vesícula biliar: o que é? Ela é caracterizada pela presença de microcálculos (pedras que variam de 2mm a 3mm) no interior da vesícula biliar, causando, geralmente, dores na parte superior do abdome e náusea.

O que causa pedra no testículo?

Um cisto é uma pequena bolsa formada por acúmulo de líquido, que pode ser causado por diversas razões, como infecções, obstruções e genética. Um cisto no testículo ocorre quando essa alteração se forma na região testicular.

O que é o que é Microlitiase?

Microlitíase da vesícula biliar: o que é? Ela é caracterizada pela presença de microcálculos (pedras que variam de 2mm a 3mm) no interior da vesícula biliar, causando, geralmente, dores na parte superior do abdome e náusea.

O que é uma Microlitiase?

Microlitíase da vesícula biliar: o que é? Ela é caracterizada pela presença de microcálculos (pedras que variam de 2mm a 3mm) no interior da vesícula biliar, causando, geralmente, dores na parte superior do abdome e náusea.

O que causa pedra nos testículos?

Entre as principais causas de nódulo no testículo, podemos destacar: hidrocele (bolsas de líquido que surgem nos testículos e são mais comuns em bebês e em homens de 40 anos); varicocele (inchaço e dilatação das veias e artérias presentes no interior dos testículos); epididimite (inflamação do epidídimo);

O que causa Microlitiase renal?

A litíase renal é mais comum em pessoas com outras doenças dos rins, no hiperparatiroidismo, na acidose tubular renal, nas infeções urinárias, nos obesos, na presença de algumas doenças intestinais, nas dietas ricas em proteínas, sódio e açúcar. A ingestão de poucos líquidos também aumenta o seu risco.

O que faz mal para os testículos?

Infecções. As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.

É normal ter cisto no testículo?

Muitas vezes, não há sinais de que está se formando. Mas uma vez, você pode notar uma pequena massa semelhante a um balão de água e sentir sensibilidade e inchaço do testículo, além de outros sintomas. Os Cisto no epidídimo são benignos (não cancerosos) e podem ser muito comuns com a idade.

Quem tem problema de varicocele pode pegar peso?

Não é preciso deixar de pegar peso durante o tratamento das varizes, desde que o exercício seja feito de forma moderada, sem exageros.

O que é litíase?

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico. Podem causar perda de sangue na urina (hematúria), infeções renais (pielonefrite) ou cólica renal.

O que é a litíase?

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico.

Como eliminar micro cálculos renais?

Sim, é possível eliminar pedras nos rins sem a necessidade de medicação ou cirurgias. As pedras formadas de ácido úrico, por exemplo, podem ser eliminadas através do ajuste adequado na alimentação e utilização de medicações, como o alopurinol, que tem o poder de dissolver as pedras já formadas.

Quando a dor no testículo é preocupante?

Dor Testicular Aguda

Neste cenário, o diagnóstico mais preocupante é a Torção Testicular. Ocorre geralmente na faixa etária de 10 a 30 anos, e caracteriza-se por uma rotação do testículo dentro da bolsa, gerando um bloqueio na circulação sanguínea do local.

Como deixar os testículos saudáveis?

"Banana, aveia e abacate são ricos em manganês, que ajuda na manutenção dos testículos saudáveis. A sua carência pode levar à esterilidade e à perda da libido", alerta. A nutricionista lembra que uma alimentação adequada inclui alimentos naturais e deixa de fora o excesso de gordura, açúcar e sal.

By admin