Qual o significado do samba-canção?

[ Música ] Tipo de samba urbano, com letras sentimentais e em que o carácter melódico se sobrepõe ao ritmo sincopado. Plural: sambas-canção ou sambas-canções.

Qual é a origem do samba-canção?

Samba-canção é um subgênero musical originário do samba, que surgiu no final da década de 1920 no seio da modernização do samba urbano do Rio de Janeiro, quando este iniciava seu processo de distanciamento do maxixe. Samba e modinha (bolero, balada e tango na década de 1950).

Por que usar samba-canção?

Use em ambientes adequados: A cueca samba-canção é uma opção mais casual de roupa íntima, por isso, evite usá-la em ambientes formais ou em ocasiões que exigem um traje mais elaborado. É uma opção ideal para o dia a dia, momentos de lazer e para a prática de atividades físicas.

Qual a diferença entre samba e samba-canção?

O samba-canção privilegia a melodia, geralmente romântica e sentimental, como o samba Castigo, de Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves. O samba-enredo, criado por compositores das escolas de samba, tem como letra resumos poéticos de cunho histórico, folclórico, literário, biográfico, entre outros.

Quando surgiu o samba-canção?

Samba-canção

Chamado também de "samba de meio de ano", o samba canção surge na década de 20 no Rio de Janeiro e se populariza no Brasil nas décadas de 1950 e 1960.

Quais são as principais características do samba-canção?

Samba-canção: Nomes como Noel Rosa, Cartola e Ataulfo Alves representam esta vertente do samba. Composto de letras românticas e ritmo mais lento, fala muitas vezes de solidão, amor e relacionamentos. Ele surge no final da década de 1920, também no Rio de Janeiro.

Quais os principais movimentos do samba-canção?

Samba-canção

Através dele, o gênero tradicional começou a se distanciar do maxixe e a se tornar mais moderado, sendo um dos arranjos mais lentos da categoria. As canções do samba-canção possuem melodias relacionadas com amor, solidão e "dor-de-cotovelo".

Quem foi importante no samba-canção?

O estilo era bastante abordado no Teatro de Revista e reunia muitos intérpretes como Maysa, Jamelão, Lupicínio Rodrigues, as irmãs Linda e Dircinha Batista, Ângela Maria, Nora Ney, e muitos outros.

By admin