O que significa Poka Yoke?

Poka Yoke é um termo de origem japonesa e que significa “à prova de erros”. Trata-se de uma ferramenta de inspeção criada com o objetivo de prevenir falhas humanas e corrigir erros eventuais.

Como se aplica o Poka Yoke?

O processo de implementação do Poka Yoke começa com a identificação dos erros mais comuns que ocorrem em um processo. Em seguida, os dispositivos Poka Yoke são projetados e implementados para prevenir esses erros. Podem ser mecânicos, eletrônicos, ou até mesmo instruções claras para os operadores.

São exemplos típicos de Poka Yoke?

8 exemplos de Poka-Yoke na manufatura e no cotidiano

  • Eletrodomésticos não funcionam com a porta aberta. …
  • Detector de bolhas de ar em máquinas de diálise. …
  • Produção de peças e embalagens. …
  • Chaves do carro. …
  • Verificação ortográfica. …
  • Plugues USB e outros cabos. …
  • Portas do elevador. …
  • Pré-tensores do cinto de segurança.

Como fazer um Poka Yoke?

Como fazer um Poka Yoke?

  1. Criar a equipe, sempre incluindo aqueles que trabalham diretamente com o processo;
  2. Kaizenblitz é uma atividade de equipe muito efetiva para esse tipo de tarefa;
  3. Se o processo exato a ser melhorado ainda não estiver definido, realizar o Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM);
  4. Descrever o problema.

Quais são as três funções básicas de um sistema Poka Yoke?

O Poka Yoke possui três funções básicas para prevenir defeitos: desligamento, controle e advertência e possui duas abordagens para sua implementação: método de controle e método de advertência.

Qual a função do Yoke?

O Yoke pode trabalhar em corrente alternada, contínua ou retificada, porém, no Brasil, o aparelho somente é utilizado em corrente alternada, e detecta descontinuidades mais superficiais no material inspecionado.

Quais as 3 funções básicas de um sistema Poka Yoke?

O Poka Yoke possui três funções básicas para prevenir defeitos: desligamento, controle e advertência e possui duas abordagens para sua implementação: método de controle e método de advertência.

Quais as principais características do Poka Yoke?

As principais características do poka yoke são o seu caráter de baixo custo, fácil entendimento e simples implementação. É importante ressaltar também que a sua implementação deve ser avaliada. Isso porque pode acontecer situações em que a ferramenta não segue as características citadas acima.

Qual a vantagem do Poka Yoke?

Ou seja, está mais do que provado que ela é capaz de auxiliar a reduzir seus custos com falhas humanas e de processos, ou de problemas com defeitos em produtos. Em outras palavras, o Poka Yoke pode impedir que os erros de agora se transformem em defeitos lá na frente.

Qual a importância do Poka Yoke?

A principal importância do Poka Yoke se dá na atuação antes da ocorrência de qualquer tipo de problema ou falha, proporcionando uma efetividade maior na linha de produção.

Qual a vantagem de utilizar o Poka Yoke?

Benefícios PokaYoke

O sistema PokaYoke tem uma média de 12 dispositivos por máquinas. Sim, o método é um sucesso até hoje. Alguns potenciais benefícios são: Elimina erros e traz melhoria da qualidade.

By admin