O que significa a palavra apícola?

A apicultura consiste na criação de abelhas exóticas (Apis mellifera) com o objetivo de produzir mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha. Essa atividade é incentivada pelo Incaper em diversos municípios capixabas e tem se mostrado uma excelente alternativa de diversificação agrícola.

O que são plantas apícolas?

É o conjunto de plantas interessantes para as abelhas para a coleta de recursos.
Em cache

Quais são as plantas apícolas?

Espécies apícolas – Região Nordeste

  • Marmeleiro. Nome científico: Croton sonderianus Muell. …
  • Angico-de-bezerro. Nome científico: Pityrocarpa moniliformis (Benth.) …
  • Mofumbo. Nome científico: Combretum leprosum Mart. …
  • Sabiá Nome científico: Mimosa caesalpiniifolia Bentham. …
  • Jetirana. …
  • Bamburral.

Em cache

Qual o melhor pasto apícola?

A melhor pastagem para as abelhas é constituída por pastos sujos e áreas de preservação, onde a diversidade das plantas silvestres que neles vegetam florescem praticamente o ano todo.
Em cache

O que é atividade apícola?

Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo, por exemplo, a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.

Quais são os tipos de apiários?

O apiário fixo deve ser instalado em lugar definitivo cuja produção mantenha o suprimento de néctar das floradas. Já o apiário migratório, as colméias são transferidas de acordo com as floradas da região.

Quais as características de uma planta apícola?

As plantas apícolas podem ser divididas em três grupos: a) Plantas nectaríferas – fornecem exclusiva- mente néctar às abelhas; b) Plantas poliníferas – fornecem exclusivamente pólen às abelhas; c) Plantas nectaríferas-poliníferas – fornecem tanto néctar quanto pólen às abelhas.

Qual é a flor que a abelha mais gosta?

12 espécies de flores para atrair abelhas

  • Lavanda. A lavanda é uma das flores roxas mais populares no planeta (Foto: Pixabay / ManfredRitcher / CreativeCommons) …
  • Erva-de-gato. Seu nome científico é Nepeta cataria. …
  • Funcho. …
  • Sálvia. …
  • Girassol. …
  • Zínia. …
  • Tomilho. …
  • Malva.

O que é valor apícola?

O valor ambiental da apicultura é caracterizado pela interdependência da vegetação com a biodiversidade, pois as visitas das abelhas às flores de espécies nativas e agrícolas garantem a polinização (produção de frutos e sementes), aumentando a produtividade agrícola e garantindo a regeneração e a perpetuação das …

Quais são os tipos de pasto?

Naturais, nativas e artificiais. Estes são os três tipos de pastagens predominantes nas propriedades rurais brasileiras, com vistas à alimentação do gado. A origem ou o uso de cada uma delas, no entanto, depende de fatores determinantes como o tipo de criação, utilização do solo e clima.

Como funciona o apiário?

Utilizado geralmente para a extração de mel, o apiário é uma colmeia organizada para que as abelhas possam produzir e trabalhar de uma forma mais sincronizada que o comum, a fim de ser possível colher as substâncias que as mesmas produzem.

Qual o nome de quem cultiva abelhas?

A atividade, chamada de meliponicultura, já tem sido praticada em grandes cidades pelos chamados "apicultores urbanos", seja como fonte de renda ou por lazer.

Quantas colmeias posso por no meu apiário?

De acordo com o pesquisador, a quantidade de colmeias por apiário é determinada pela flora apícola de cada região. As áreas do lavrado suportam em torno de 20 colmeias, já na mata pode-se chegar a 50 ou mais. “O apicultor pode aumentar o número de colmeias até perceber uma redução na produção”.

Qual cheiro espanta abelhas?

Deixe janelas e portas para a rua abertas. Feche as portas internas, para evitar que os insetos voem para outros cômodos. Borrife no ar, com um frasco com spray substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela.

Quais as plantas que as abelhas não gostam?

Se a infestação de abelha for também no quintal, você pode plantar, em diversos pontos do quintal, plantas que espantam abelhas, como louro, jasmim, hortelã, menta e citronela.

Quanto custa 1 apiário?

O investimento em um apiário com 10 colmeias custa, em média, R$ 3.000. E o retorno do investimento pode acontecer em até três anos. A equipe da Família Nação Agro conheceu futuros produtores em um curso do Senar São Paulo e traz todas as dicas para começar nesta atividade.

Quanto rende 1 caixa de abelha?

A produtividade das abelhas Jataí é de 0,5 kg a 1,5 kg de mel por caixa de abelha por ano, quantidade baixa se comparada à produção da abelha com ferrão, de 25 kg a 30 kg por ano por caixa.

Qual o melhor tipo de pasto?

As 5 melhores forrageiras para pasto para gado de corte

  • Brachiaria;
  • Tanzânia.
  • Mombaça;
  • Andropogon;
  • Massai;

By admin