O que é ontogênese na psicologia?

A ontogênese se caracteriza por uma sequência de eventos que ocorrem de maneira precisa e semelhante em todos os seres vivos de uma espécie. Ela é determinada por nossos genes e modulada pelo meio ambiente. Todas as crianças crescem, mas, se bem alimentadas, crescem mais rápido.
Em cache

O que é ontogênese e filogênese?

Para entendermos muito mais a psicomotricidade temos que começar nossos estudos pela filogênese (desenvolvimento da espécie humana), passar pela ontogênese (desenvolvimento da criança) e chegarmos à retrogênese (“retrocesso do desenvolvimento” humano).
Em cache

O que é ontogênese e quais são os seus estágios?

A ontogênese refere-se à evolução humana, iniciada na concepção, seguida de transformações sequenciadas até a morte, de tal forma que cada estágio apresenta um determinado nível de maturidade.
Em cache

Quem criou a ontogenética?

Histórico. No início do século XIX, Johann Friedrich Meckel e Antoine Etienne Reynaud Augustin Serres desenvolveram algo que veio ser conhecido posteriormente como Lei de Meckel-Serres.

O que é ontogênese Segundo Vygotsky?

b) ontogênese – diz respeito a história do individuo da espécie, do desenvolvimento do ser, de uma determinada espécie. Por fazer parte de uma determinada espécie, todo membro dessa espécie passa por certo percurso de desenvolvimento que é definido e não outro.

Qual a diferença entre filogênese e ontogênese e cultura?

Para a análise do comportamento, nossos comportamentos também são oriundos de três fatores, sendo eles: filogênese (consiste na constituição genética e no que é herdado pela nossa gênese), ontogênese (consiste nas experiências única e própria de cada pessoa) e pela cultura (fator em que o conhecimento do indivíduo é …

O que são características filogenética e características ontogenética?

O nível filogenético refere-se ao desenvolvimento de comportamentos específicos das espécies [species-specific behavior] durante o tempo de vida das espécies. O nível ontogenético refere-se ao desenvolvimento e manutenção de formas mais flexíveis de comportamento durante o tempo de vida de um organismo individual.

Quais são os 4 estágios?

Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Quais são os 3 estágios do desenvolvimento?

CONHEÇA AS 3 FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • Motor – é impressionante o que acontece com a criança em apenas 1 ano de vida. …
  • Cognitivo – nos primeiros 2 anos a criança aprende a dar nome e função aos objetos que fazem parte de sua vida. …
  • Afetivo – é reconhecer-se como parte de uma família.

O que significa a frase a ontogenia recapitula a filogenia?

Esses cientistas afirmavam que a Ontogenia Recapitula a Filogenia (ORF). Essa frase sugere que o desenvolvimento de um organismo vai levá-lo por cada uma das fases adultas da sua história evolutiva, ou sua filogenia.

O que é filogenético ontogenético e cultural?

Esta seleção pelas “conseqüências” ocorrem em três níveis: filogenético (relativo à espécie), ontogenético (relativo ao indivíduo) e cultural (relativo à um grupo de indivíduos).

Quais são os 4 estágios de Vygotsky?

Os quatro estágios cognitivos do desenvolvimento infantil

  • Estágio sensório-motor – do nascimento até cerca de 2 anos. …
  • Estágio pré-operacional – 2 a 7 anos de idade. …
  • Estágio operacional concreto – de 7 a 11 anos. …
  • Estágio operacional formal – a partir de 11 anos.

Quais os três aspectos básicos do desenvolvimento humano segundo Vygotsky?

Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky

O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).

Quais são os 3 níveis de seleção do comportamento humano?

Com respeito ao comportamento, podemos identificar três níveis aos quais a seleção por consequências se aplica: filogenético, ontogenético e, para humanos, cultural.

O que é filogênese humana?

A filogênese alimenta a ontogênese, porque define como o indivíduo vai crescer dado sua pertinência à espécie humana. A cultura dá significados, interpretando as fases do homem: a maturação biológica de um indivíduo, quando lida pela cultura torna-se biografia, história de vida.

O que é característica ontogenética?

Ontogenia ou ontogênese refere-se ao processo biológico de desenvolvimento dos indivíduos, desde a fecundação do óvulo até a maturidade. A ontogenia compreende o estudo do desenvolvimento de um organismo e das suas transformações em cada etapa.

Qual é a linha de pensamento de Piaget?

Teoria de Piaget: a teoria da aprendizagem na educação infantil. A teoria de Piaget, chamada de teoria piagetiana, foca no desenvolvimento infantil e, por isso, é chamada de teoria do desenvolvimento. Segundo ele: A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.

É possível ter 2 estágios ao mesmo tempo?

Sim. Desde que não ultrapasse o limite de carga horária estabelecido por lei, que é 06 horas diárias e 30 horas semanais.

By admin