Como funciona a Obfep?

A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.
Em cache

O que cai na Obfep?

Programa 2021

  • A – Fundamentos matemáticos necessários.
  • B– Noções básicas de Gravitação.
  • C – Conceitos básicos de Cinemática.
  • D – Leis de Newton.
  • E – Conceito de Energia.
  • F – Medidas de Tempo, Espaço e Temperatura.
  • A – Mecânica Clássica.
  • B – Termofísica.

Quem pode participar da OBF?

2.3 Poderão participar os estudantes que estiverem regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ªséries do Ensino Médio e estudantes da 4ªsérie do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso de Ensino Superior.

Quando será a Obfep?

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2023 iniciaram no dia 19 de abril de 2023 e terminarão em 12 de junho de 2023. Para outras datas e informações, consulte o Calendário, Regulamento e Programa Geral.

O que significa a palavra OBF?

O que é Olimpíada Brasileira de Física (OBF)? A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é uma competição de caráter intelectual e desafiador, destinado a todos os estudantes do ensino médio e do 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Vai ter Obmep em 2023?

A primeira fase é classificatória, ou seja, para garantir vaga na segunda fase, é necessário ter uma pontuação alta na primeira. A 2ª fase será realizada no dia 7 de outubro de 2023 e a lista com os premiados deve ser divulgada no dia 20 de dezembro.

Como ir bem na OBF?

Confira as 5 dicas para a segunda fase da OBF!

  1. Administre bem o tempo. A prova da segunda fase geralmente possui questões mais fáceis que as da terceira, contudo, algumas vezes podem surgir questões bastante complicadas. …
  2. Cuidado com as unidades. …
  3. Mantenha a calma.

Pode calculadora na OBF?

4.6 Na Resolução da prova será permitido somente o uso de caneta e régua. 4.7 Não será permitido o uso de calculadora ou qualquer aparelho eletrônico.

Quando é a prova da OBF 2023?

As provas Seletivas 1 e 2 da SOIF 2023 ocorrerão nos dias 15/10 e 17/12 de 2022, respectivamente. As provas serão feitas na modalidade online, em site ainda a ser ativado, terão duração de até 4 horas ininterruptas dentro do horário estendido das 8:00 às 20:00 (hora de Brasília – BRT).

O que ganha com a OBF?

Os estudantes que se destacarem na realização das provas da OBF terão a oportunidade de serem preparados para participar das Olimpíadas Internacionais de Física (IOF), representando o Brasil em competições científicas no exterior.

Quais são os níveis da OBF?

3 – O Programa Básico será dividido da seguinte maneira:

  • 3.1 – Nível Fundamental (8o e 9o anos) (Nível I)
  • 3.2 – Nível Médio (1a e 2a séries) (Nível II) (inclui os tópicos do Nível I)
  • 3.3 – Nível Médio (3a série) (Nível III) (inclui os tópicos do Nível II):
  • 4 – Técnicas Experimentais em Física Nível I e II.

O que acontece se passar na prova da OBMEP?

Estudantes que se destacam nas provas recebem medalhas e podem concorrer a vagas no ensino superior público. Milhões de estudantes brasileiros fazem as provas da Obmep anualmente. O projeto incentiva o estudo da Matemática.

Quanto a OBMEP paga?

3.600,00

no valor de R$:3.600,00, dividido em doze parcelas (uma para cada mês do ano) de R$: 300,00 cada. – Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM): Os 300 estudantes com melhor desempenho na OBMEP, dentro do seu nível, serão convidados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Quantas fases tem a Obfep?

A participação de estudantes na OBFEP 2021 será somente através da Escola que nomeará um professor ou representante, que será responsável pela organização local da OBFEP. A OBFEP 2021 ocorrerá em 2 (duas) Fases.

Quanto tempo dura a prova da OBF?

Terceira Fase modalidade presencial nos centros de aplicação e síncrona. Prova experimental: com kit experimental e duração de 3 horas, das 8:30 às 11:30 (BRT). Prova teórica: com duração de 4 horas, das 13:30 às 17:30 (BRT).

Como fazer a prova da OBF?

Os estudantes podem fazer a prova em um intervalo contínuo de até 4 horas desde que comece depois das 8:00 (BRT) e termine antes das 22:00 (BRT). A prova é feita no site de provas: https://app.graxaim.org/obf/2022. Leia as seguintes orientações: Instruções de acesso.

Qual a nota de corte da OBF?

Ela consiste de 20 questões objetivas (de marcar). Nota de corte em 2022: 4/20.

O que cai OBF?

O nível Iniciante abrange as provas da 1ª, 2ª e 3ª fases da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) que cobram conceitos de cinemática, dinâmica, gravitação, fluidos, termodinâmica, oscilações, ondas e óptica geométrica.

By admin