O que é apomorfia e sinapomorfia?

Apomorfia (do grego, απο, "longe de" e μορφη, "forma") é o termo designado para definir uma característica mais recente derivada de uma característica primitiva de uma espécie ancestral. Sinapomorfia: apomorfia compartilhada por grupo.

O que é sinapomorfia e Simplesiomorfia?

SIMPLESIOMORFIA E SINAPOMORFIA: compartilhamento dos estados plesiomórficos e apomórficos, por grupos taxonômicos. Diz-se que um determinado caráter é simplesiomórfico para um determinado grupo, ou sinapomórfico para um determinado grupo.
Em cache

O que é apomorfia exemplo?

Apomorfia é o termo usado para definir uma característica mais recente derivada de uma outra já existente. Um bebê que até então só engatinha, mas que posteriormente aprenderá a andar. No caso andar seria a característica apomórfica derivada do ato de engatinhar.

O que é a Sinapomorfias de angiospermas?

As angiospermas formam um grupo monofilético definido principalmente por sinapomorfias relacionadas com os órgãos de reprodução sexuada: estames com dois pares de sacos polínicos, anteras com uma camada subepidermal que permite a abertura do microsporângio- o endotécio, microgametófito com três núcleos e megagametófito …

Qual a sinapomorfia das Traqueófitas?

Sinapomorfia de Traqueófitas viventes:

Esporófito com órgãos bem diferenciados: raiz e caule.

Qual característica abaixo não é considerada uma sinapomorfia de vertebrata?

Qual característica abaixo não é considerada uma sinapomorfia de Vertebrata. Diferenciação da cabeça em relação ao restante do corpo. Presença de um cérebro distinto dividido em três partes. Presença de órgãos sensoriais desenvolvidos na cabeça.

Qual é a diferença entre apomorfia e plesiomorfia?

considerada preexistente mas que já foi. modificada para uma condição mais recente por isso consideramos características plesiomórficas como sendo aquelas características mais primitivas por outro lado apomorfia é o termo que designa a uma característica. considerada mais recente que foi originada.

O que é Merofilético?

GRUPO MEROFILÉTICO: grupo que inclui um grupo ancestral e apenas parte dos seus descendentes.

O que significa o termo angiospermas?

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa ´bolsa´, e sperma, ´semente´. São plantas que possuem sementes protegidas por frutos e também apresentam flores.

Qual é o nome do Gametângio masculino nas angiospermas?

Anterídio = androgônio > gametângio masculino > produz gametas masculinos. Arquegônio = ginogônio > gametângio feminino > produz gametas femininos. Anterozóide ou células espermáticas > gametas masculinos, sendo o primeiro tipo com flagelos.

O que quer dizer o termo traqueófitas?

As traqueófitas são plantas com organização em sistemas de tecidos – sistema parenquimatoso, sistema dérmico e sistema vascular. No ciclo de vida das traqueófitas, com alternância de gerações, a geração dominante é a esporófita.

Quais as sinapomorfias do grupo das Embriófitas?

As sinapomorfias (sin = união de novidades compartilhadas) das Embriófitas: o embrião, o esporófito e a cutícula são as novidades desta linhagem.

Quais são os caracteres que definem Sinapomorfias de Metazoa?

Os metazoários formam um grupo monofilético, sendo portanto descendentes de um único ancestral comum e exclusivo somente deles. Eles são definidos pelas seguintes sinapomorfias: multicelularidade, presença de tecidos distintos, células reprodutivas ou gaméticas, reprodução sexual por meiose.

Qual o grupo irmão dos Metazoários?

Porifera

2) Tradicionalmente, Porifera é considerado o grupo-irmão dos demais Metazoa (figura à esquerda).

Quais são os tipos de apomorfia?

Uma apomorfia pode ser exclusiva de apenas um grupo, sendo chamada nesse caso de autapomorfia (do grego autos = (eu) mesmo; morphě = forma), ou compartilhada por dois ou mais grupos, chamada sinapomorfia (do grego sýnapsis = ação de juntar; morphě = forma).

O que é Fenograma?

Fenograma: um diagrama em forma de árvore (dendrograma) que representa as relações de similaridade fenotípica entre vários táxons. Fenotípico: relativo ao fenótipo.

Qual é a diferença entre plantas gimnospermas e angiospermas?

– Ambas são capazes de produzir pólen para a fecundação através de um tubo polínico. No entanto, as gimnospermas dependem principalmente da polinização pelo vento. -O esporófito das angiospermas e gimnospermas é diferenciado em raiz, caule e folhas. – Angiospermas e gimnospermas têm vasos e células.

Quais são as duas adaptações das gimnospermas e das angiospermas?

1) (UFSCar-SP) O grande sucesso das gimnospermas e das angiospermas pode ser atribuído a duas importantes adaptações ao ambiente terrestre. Responda: a) quais são estas duas adaptações? Resposta: Independência da água para a reprodução; proteção do embrião contra a dessecação (sementes).

By admin