O que é significa leasing?

A legislação brasileira classifica o leasing como um contrato de arrendamento mercantil. O bem, que pode ser carro, imóvel, barco ou smartphone de última geração, fica no nome da empresa de leasing. Quem assina o contrato do leasing, mesmo não sendo o proprietário, ganha o direito de usufruir desse bem.
Em cache

Qual o objetivo do leasing?

O leasing — também chamado de arrendamento mercantil — é um tipo de operação em que você aluga um bem por determinado período. Durante esse tempo, paga as prestações e, ao final do prazo, tem o direito de fazer uma troca ou adquirir o item de forma definitiva.
Em cache

O que é leasing no direito empresarial?

O leasing é o conjunto de operações que permite colocar certo material à disposição de um arrendatário contra o pagamento de um aluguel e, para alguns, com uma opção de compra ao final do contrato. O crédit-bail é a parte do Leasing.

Qual é a diferença entre leasing e financiamento?

Diferentemente do financiamento, onde o bem é da empresa cliente (alienado à instituição financeira), o Leasing Financeiro é similar a um contrato de locação, sendo que no fim do contrato existe a opção de se adquirir o bem por um preço pré-determinado.

Quais os 3 tipos de leasing existentes?

Quais são os tipos de leasing?

  1. Leasing financeiro. Publicidade. …
  2. Leasing operacional. Este tem prazo mínimo de 90 dias e o bem também pode ser adquirido pelo arrendatário no final do contrato. …
  3. Leasing back. Esta é uma modalidade específica para empresas. …
  4. Leasing imobiliário.

Como é feito o leasing?

O leasing se assemelha a uma operação de aluguel, na qual durante o período da operação, aquele que contrata o leasing tem o direito de utilizar o bem. Ou seja, é um contrato que possibilita a uma pessoa física ou jurídica a utilização de equipamentos ou imóveis, a um prazo determinado, por mediação de um arrendador.

Qual a desvantagem do leasing?

Você não pode entregar ou devolver o bem até que termine o contrato. Existem cláusulas penais, caso você não cumpra com as suas obrigações contratuais. Tem um custo financeiro mais alto comparado com outros opções de financiamento. É um compromisso que não pode ser interrompido por qualquer uma das partes.

Quais os tipos de contrato de leasing?

Existem diferentes tipos de leasing, o leasing operacional, o financeiro e o "Sale and Lease-back", vamos ver as principais características de cada um.

Qual é a taxa de juros do leasing?

Geralmente a taxa é de cerca de 2% do valor total do veículo.

O que acontece se não pagar o leasing?

O Leasing é uma modalidade de financiamento na qual a propriedade do bem é do financiador até à quitação do contrato, sendo que o atraso de uma única parcela do contrato pode levar à perda do veículo para o banco, este é o atual entendimento aplicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

By admin