Qual é o significado da subjetividade?

Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.
Em cacheSemelhantes

O que é a subjetividade do indivíduo?

A subjetividade individual refere-se aos processos e formas de organização subjetiva gerados nas histórias diferenciadas e singulares dos indivíduos (GONZÁLEZ REY, 2011B). Ela representa os processos e formas de organização subjetiva dos indivíduos concretos.

Qual o papel da subjetividade?

Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro". Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.

Qual é o sinônimo de subjetividade?

1 parcialidade, emocionalidade, tendência, paixão, passionalidade. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Imaterialidade e abstração: 2 imaterialidade, abstração, impalpabilidade, incoporalidade, intangibilidade.

O que é uma resposta subjetiva?

Quando falamos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos dizendo que ela está manifestando a sua opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, ela não está se atendo aos fatos, optando por não adotar uma postura imparcial e objetiva.

O que é uma visão subjetiva?

É como ele vê, sente, pensa à respeito sobre algo e que não segue um padrão, pois sofre influências da cultura, educação, religião e experiências adquiridas. Exemplo de uso da palavra Subjetividade: é por esta razão que dizemos que a opinião de cada um é muito pessoal ou seja: subjetiva: *Eu amo o Corinthians!

Como se desenvolve a subjetividade?

A subjetividade, portanto, é constituída por fatores internos e externos, na qual a forma de o indivíduo se perceber está relacionada com o modo como os homens estabelecem as relações sociais em um contexto específico, decorrente de condições histórico-sociais.

Como nasce a subjetividade?

A subjetividade se produz na relação das forças que atravessam o sujeito, no movimento, no ponto de encontro das práticas de objetivação pelo saber/poder com os modos de subjetivação: formas de reconhecimento de si mesmo como sujeito da norma, de um preceito, de uma estética de si.

O que leva o ser humano a construir sua subjetividade?

Pois bem, tudo isso acontece sem um padrão definido e sofre influências da cultura, da educação, da religião e das experiências adquiridas ao longo das nossas vidas. Dessa forma, expomos a nossa subjetividade quando expressamos o nosso ponto de vista, de acordo com aquilo que conhecemos e vivemos no dia a dia.

O que é subjetividade na aprendizagem?

Em nossa concepção, a subjetividade é um processo do indivíduo como sujeito psicológico concreto (GONZALEZ REY, 1999). Concebemos a aprendizagem na interação com o professor, o qual é responsável pela organização dessa relação para desenvolver, simultaneamente com o intelectual, aptidões sociais.

Qual é a diferença entre objetividade e subjetividade?

Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares. Em oposição, a objetividade produz o que pode ser verificável por diferentes sujeitos.

O que é uma interpretação subjetiva?

Distingue-se a interpretação subjetiva e objetiva. A interpretação subjetiva tem por fim a verificação da vontade real dos contraentes, enquanto a interpretação objetiva visa a esclarecer o sentido das declarações que continuem dúbias ou ambíguas por não ter sido possível precisar a efetiva intenção das partes.

Como identificar subjetividade no texto?

Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.

Como descrever uma pessoa subjetiva?

Quando falamos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos dizendo que ela está manifestando a sua opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, ela não está se atendo aos fatos, optando por não adotar uma postura imparcial e objetiva.

Como a subjetividade está presente no nosso dia a dia exemplos?

Resposta: A subjetividade é o mundo interno de todo humano. É através da nossa subjetividade que nos relacionamos com os outros. Muito comum quando acontece um acidente há pelo menos três tipos de pessoas: as que ignoram e seguem a vida, as que ficam olhando e/ou gravando a situação e as que ajudam.

O que quer dizer subjetividade para a psicologia?

Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.

O que é a crise da subjetividade?

A Crise da Subjetividade é marcada por uma nova forma de pensar. A nova ideia lança luz para a crise da razão. Com Descartes temos o sujeito como o centro para interpretar a si mesmo e as coisas além dele, as que nos rodeia. Em Descartes aprendemos que o sujeito é livre para fazer as suas escolhas.

O que é subjetividade na infância?

subjetividade: quando o olhar se volta para a criança

Nesse sentido, acreditamos, em concordância com Salazar Orvig (2010b), que as produções das crianças estão primordialmente ancoradas em um espaço intersubjetivo partilhado no diálogo. Trata-se de considerar a intersubjetividade, […]

By admin