O que representa o quadro da Independência do Brasil?

A tela foi feita na cidade italiana de Florença e terminada no ano de 1888. Ela representa o momento em que o príncipe regente Dom Pedro, após receber uma carta exigindo sua volta a Portugal, proclama a Independência do Brasil no dia 07 de setembro de 1822.

Por que Independência ou Morte?

Encomendada pelo governo paulista para ser exibida no Monumento do Ipiranga, construído entre 1885 e 1890, a obra buscava celebrar a memória da monarquia e da fundação do Brasil – além de exaltar o solo paulista, onde D Pedro teria tornado o país independente.

O que a obra de Pedro Américo retrata?

Pedro Américo foi um renomado artista brasileiro que se destacou, no final do século XIX, por suas pinturas, sobretudo as que retrataram grandes eventos da história brasileira durante a Guerra do Paraguai.

O que retrata a obra do Grito do Ipiranga?

Independência ou Morte, também conhecido como O Grito do Ipiranga, é o quadro que retrata o momento único da ruptura entre Brasil e Portugal. Mas a pintura de Pedro Américo foi feita anos depois da Independência e com muita dose de imaginação para recriar a história brasileira.

Que ideia Pedro Américo quis transmitir em sua obra sobre a independência do Brasil?

Além disso, a obra foi encomendada a Pedro Américo pelo governo da província de São Paulo para o salão de honra do monumento da independência (atual Museu Paulista da USP) que estava, então, em construção. O objetivo era enaltecer a monarquia e a terra paulista como elementos fundadores da nacionalidade brasileiro.

Qual é o nome do quadro da independência do Brasil?

A tela “Independência ou Morte” pintada por Pedro Américo foi encomendada por Pedro II ao artista e foi pintada em 1888 em Florença (Itália).

O que retrata a obra Independência ou Morte?

Esta pintura histórica de Pedro Américo, criada em Florença, na Itália, retrata o Príncipe Dom Pedro com suas tropas no momento decisivo do “Grito do Ipiranga” com sua guarda de honra que promete seu apoio.

Qual a verdadeira história do Grito do Ipiranga?

Foi às margens do riacho Ipiranga, há 200 anos, em um 7 de setembro como hoje, que Dom Pedro I (1789-1834) declarou a independência do Brasil em relação a Portugal. O Brasil então se torna uma monarquia e Dom Pedro I passa a ser imperador.

O que a obra Independência ou Morte retrata?

Considerado a certidão de nascimento do Brasil, o quadro 'Independência ou Morte', do pintor paraibano Pedro Américo, é uma das principais imagens que simbolizam a proclamação da independência ocorrida em 7 de setembro de 1822.

O que podemos concluir sobre a obra Independência ou Morte de Pedro Américo e sobre as narrativas predominantes acerca da Independência?

O quadro de Pedro Américo constitui uma versão, uma interpretação do acontecimento, destacando a figura de D. Pedro I como o heroi do processo de Independência do Brasil. D O quadro não tem valor como documento histórico, pois foi pintado em 1888, muito tempo depois da Independência do Brasil.

O que foi que Dom Pedro gritou?

Dias depois, quando estava em São Paulo, Dom Pedro I proclamou às margens do Rio Ipiranga “Independência ou morte”.

Que ideia Pedro Américo procurou apresentar sobre Dom Pedro primeiro é sobre a Independência explique sua resposta?

A ideia da obra era ressaltar o poder monárquico do recém-instaurado império. A obra representa a cena de Dom Pedro I proclamando a independência do Brasil.

Qual a mensagem que o quadro pretende passar como Dom Pedro Primeiro foi representado?

A cena retratada é uma idealização do momento em que Dom Pedro I declara que o Brasil já não era mais colônia de Portugal. Portanto, esse é um trabalho que não apresenta fielmente essa passagem da história.

O que aconteceu depois que Dom Pedro gritou independência ou morte?

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 200 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

Quem é o personagem principal da obra Independência ou Morte?

Esta pintura histórica de Pedro Américo, criada em Florença, na Itália, retrata o Príncipe Dom Pedro com suas tropas no momento decisivo do “Grito do Ipiranga” com sua guarda de honra que promete seu apoio.

De quem é a frase Independência ou Morte?

Dom Pedro

Neste ponto, Dom Pedro, além de sofrer com as ameaças de Portugal, precisava se entender com a elite brasileira que ansiava a independência. Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte!

O que aconteceu depois que Dom Pedro gritou Independência ou Morte?

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 200 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

Que arma Dom Pedro gritou Independência ou Morte?

cavalo

A imagem de D. Pedro I montado num cavalo, segurando uma espada e gritando "Independência ou morte!" às margens do Ipiranga, em meio a uma enorme comitiva, é conhecida pela maioria dos brasileiros que estudam a história do país.

By admin