Qual o objetivo da campanha março Lilás?

O mês de março é dedicado à saúde da mulher, por isso é realizada a campanha Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.
Em cache

Qual a origem do março Lilás?

Sim, existe história também por trás da escolha da cor da campanha, e ela remonta ao Movimento Sufragista, em busca do direito ao voto feminino, que ocorreu em 1908, na Inglaterra. No período, as cores do movimento eram lilás, branco e verde, simbolizando a busca das mulheres pela igualdade de direitos e liberdade.
Em cache

Qual a cor que representa o mês de março?

Março Lilás e Azul-Marinho: campanhas alertam para os cânceres de colo do útero e do colorretal. O Lilás e o Azul-Marinho são as cores da campanha do mês de março que alertam para a atenção aos cuidados e prevenção do câncer do colo do útero e do colorretal.

Qual é a campanha do mês de março?

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo do útero.

O que falar no março Lilás?

Quais os sintomas? Também faz parte da campanha do Março Lilás informar as mulheres sobre os sintomas do câncer do colo do útero. Contudo, nem sempre é fácil identificar a doença dessa forma. Em alguns casos o desenvolvimento da doença é lento e não manifesta nenhum sinal durante a fase inicial.

Qual a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero?

Junto com a vacinação contra o HPV, o rastreamento e o tratamento de lesões de forma precoce podem prevenir novos casos e mortes. Se detectado precocemente, o câncer do colo do útero pode ser tratado e curado. Sem tratamento, este tipo de câncer é quase sempre fatal.

O que pode causar o câncer de colo de útero?

O que pode levar ao câncer do colo do útero? A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

O que simboliza o mês de março?

Março: Os antigos romanos insistiam que todas as guerras cessam durante o tempo da celebração entre o velho e o novo. Como março era o primeiro mês do ano novo na Roma antiga, alguns historiadores acreditam que os romanos nomearam março ao nome de Marte, o deus romano da guerra.

Qual a doença do mês de março?

O mês de março é dedicado à conscientização sobre a endometriose, uma doença que atinge milhares de mulheres em todo o mundo. A campanha do Março Amarelo tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença, seus impactos na qualidade de vida e formas de prevenção e tratamento.

Qual é o significado do mês de março?

O nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.

Qual é a cor do mês de março 2023?

A campanha Março Azul 2023 chama atenção para a conscientização e prevenção ao câncer de intestino. O conhecimento sobre possíveis sintomas e saber das informações corretas é muito importante e para alertar e incentivar a prevenção da doença.

O que falar no março lilás?

Quais os sintomas? Também faz parte da campanha do Março Lilás informar as mulheres sobre os sintomas do câncer do colo do útero. Contudo, nem sempre é fácil identificar a doença dessa forma. Em alguns casos o desenvolvimento da doença é lento e não manifesta nenhum sinal durante a fase inicial.

O que causa o câncer do colo do útero?

O câncer do colo do útero (CCU), também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

Quais pessoas têm maior risco de ter câncer de colo de útero?

Desta forma, o tabagismo, a iniciação sexual precoce, a multiplicidade de parceiros sexuais, a multiparidade e o uso de contraceptivos orais são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de câncer do colo do útero (INTERNATIONAL COLLABORATION OF EPIDEMIOLOGICAL STUDIES OF CERVICAL CANCER, 2007; 2009) .

Qual o primeiro sinal de câncer no colo do útero?

Sintomas que precisam ser investigados:

Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Como é conhecido o mês de março?

Datas como os dias da Constituição, da Escola e da Água marcam o terceiro mês do ano. Março é tempo de pensar na natureza. No dia 21, comemora-se o Dia Mundial das Florestas e, no dia 22, celebra-se o Dia Mundial da Água.

Qual a prevenção do mês de março?

Março é conhecido como o mês das mulheres. Neste mesmo mês, uma campanha muito importante de conscientização e prevenção sobre a saúde das mulheres é lembrada: o Março Lilás, voltado à prevenção do câncer de colo de útero, conhecido também como câncer cervical.

O que tem de especial no mês de março?

Artigos de Março

  • 07 de Março – Dia do Paleontólogo. …
  • 08 de março – Dia Internacional da Mulher. …
  • 10 de março – Dia do Telefone. …
  • 15 de março – Dia da Escola. …
  • 21 de março – Dia Internacional das Florestas. …
  • 22 de março – Dia Mundial da Água. …
  • 23 de março — Dia Mundial da Meteorologia. …
  • 25 de março – Dia da Constituição.

By admin