Qual é o símbolo do Círio de Nazaré?

Além de tijolos, miniaturas de barcos e casas, réplicas da berlinda e de imagens de Nossa Senhora de Nazaré são alguns dos exemplos das peças os fieis levam durante as procissões.

Qual a importância do Círio de Nazaré?

O Círio de Nazaré é uma grande festa da igreja católica em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Ele acontece todo mês de outubro e dura 15 dias, num período denominado de quadra nazarena. Nesse período, acontecem inúmeras atividades festivas pelo estado do Pará, mas as de maior destaque são as da capital, Belém.

Qual é a origem do Círio de Nazaré?

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793.
Em cache

Onde colocar os pregos no Círio?

Elementos do Círio

Na vela são cravados 5 grãos de incensos que simbolizam as chagas no corpo de Cristo: a coroa de espinhos, o prego da mão direita, o prego da mão esquerda, o prego dos pés e o corte feito no lado direito do seu peito.

O que significa Os cravos do círio pascal?

O Círio Pascal tem também pregado cinco cravos simbolizando as cinco chagas Santas e Gloriosas de Cristo. Na procissão de entrada da Vigília, canta-se, por três vezes, a aclamação ao Cristo – “Eis a Luz de Cristo.

Qual é o significado da corda do Círio?

Mário Tuma Júnior explica que o significado da corda para o Círio é o de ser um ícone de ligação entre o povo e o divino, assim como vários outros símbolos presentes na procissão.

O que quer dizer a palavra Círio?

1. Vela grossa de cera. 2. Procissão ou festa de romagem a algum santuário em que geralmente se leva uma dessas velas.

Qual foi o milagre de Nossa Senhora de Nazaré?

Diversos milagres são atribuídos pelos cristãos a Nossa Senhora de Nazaré.Um dos mais conhecidos teria sido a graça alcançada pelo fidalgo português dom Fuas Roupinho, cujo cavalo no qual galopava saiu em disparada em direção a um abismo.

Qual o significado da corda do Círio?

Mário Tuma Júnior explica que o significado da corda para o Círio é o de ser um ícone de ligação entre o povo e o divino, assim como vários outros símbolos presentes na procissão.

Porque a corda no Círio?

A origem da Corda

A corda do Círio foi introduzida pela primeira vez na procissão em 1855 e tinha como objetivo puxar a berlinda que levava a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, já que naquele ano, uma enchente da Baía do Guajará acabou alagando a orla que se estendia até o Mercado Ver-o-peso até às Mercês.

Onde deve ficar o Círio Pascal?

Depois de ser aceso no sábado, o Círio Pascal passa a ficar aceso em todas as celebrações, durante as próximas sete semanas até o Domingo de Pentecostes. Ele fica em um lugar de destaque no altar e também pode ser usado em celebrações especiais como o Batismo e também a Primeira Comunhão.

Quando se deve acender o Círio Pascal?

Neste “fogo novo” é aceso o círio pascal, que é a grande vela desenhada e cheia de símbolos, conduzida pelo sacerdote e marcada com cravos. Ela permanece acesa, após a Páscoa, durante todas as celebrações, até o dia de Pentecostes.

O que fazer no Círio?

6 dicas incríveis para aproveitar o Círio de Nazaré

  • Procissão do Círio de Nazaré
  • Corda do Círio de Nazaré
  • Arraial.
  • Círio Musical.
  • Basílica de Nazaré
  • Mercado Ver-o-Peso.

O que significa feliz Círio?

FELIZ CÍRIO! O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é manifestação concreta da esperança num mundo mais justo, solidário e amoroso. É a expressão máxima da fé do povo paraense.

Como é a história de Nossa Senhora de Nazaré?

Nossa Senhora de Nazaré surge de uma antiga tradição cristã do primeiro século, que conta que o próprio São José esculpiu uma imagem de Maria em madeira, em Nazaré na Galiléia e que São Lucas Evangelista a pintou.

Onde está a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré?

Os fiéis confeccionam mantos para vestir suas réplicas da santa e envolvem-nas em fitas decorativas. A imagem original (a que foi encontrada por Plácido) permanece guardada, durante todo o ano, no altar mais alto da Basílica de Nazaré e durante a celebração é colocada em local mais próximo dos fiéis.

Qual o significado da corda do Círio o que ela simboliza Pará os devotos?

Mário Tuma Júnior explica que o significado da corda para o Círio é o de ser um ícone de ligação entre o povo e o divino, assim como vários outros símbolos presentes na procissão.

Por que se apaga o círio pascal?

Neste Domingo, dentro ainda do Tempo Pascal, destaca-se no espaço celebrativo o Círio. Ao término da Celebração, ele é apagado, simbolizando que a luz do Ressuscitado, ascendida na Vigília Pascal, se perpetua no coração dos fiéis que se fazem dóceis ao Espírito Santo.

By admin