O que é hipofunção e outros transtornos da hipófise?

A hipófise pode apresentar basicamente dois tipos de problema: Quando a glândula trabalha em excesso (hiperfunção) Ou quando há algum prejuízo da função glandular (deficiência).

O que é o hipopituitarismo?

O hipopituitarismo é a diminuição da atividade da hipófise que resulta em deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. Os sintomas de hipopituitarismo dependem de qual hormônio está deficiente e podem incluir baixa estatura, infertilidade, intolerância ao frio, cansaço e incapacidade de produzir leite materno.

Qual o Cid de reposição hormonal?

O tratamento do CID E03 se dá por meio da reposição hormonal com levotiroxina sódica (L-T4), conforme o manual Hipotireoidismo: Tratamento, também divulgado pela AMB.

O que significa o Cid E30?

E30 – Transtornos da puberdade não classificados em outra parte.

O que pode acontecer com uma pessoa se a hipófise?

O excesso desse hormônio dá origem a uma doença conhecida como Cushing, em que ocorre ganho de peso, alteração menstrual e estrias vermelhas e grossas em abdômen, penas e braços. Além disso, a doença causa hipertensão arterial e diabetes, que contribuem decisivamente para uma piora da saúde em geral.

Quais os sintomas da doença hipófise?

Mencionamos os sintomas característicos de cada tipo, mas além deles, o paciente com tumor na hipófise pode apresentar os demais sintomas:

  • Acromegalia (crescimento de mãos pés e mandíbula)
  • Perda da visão (periférica ou total)
  • Síndrome de Cushing.
  • Alteração menstrual.
  • Diminuição da libido.
  • Disfunção erétil.
  • Hipoglicemia.

Quais são os sintomas do hipopituitarismo?

São sinais e sintomas da deficiência de hormônio de crescimento: baixa estatura com baixa velocidade de crescimento; cabelos finos; voz estridente; maturação óssea e dentição atrasada.

Qual exame detecta hipopituitarismo?

Ressonância Magnética (RM) O paciente com DGH, normalmente, apre- senta alteração anatômica da região hipota- lâmica hipofisária (tumor, lesão da haste hipofisária, neurohipófise ectópica, adeno- hipófise diminuída).

Qual o CID para reposição hormonal feminina?

CID 10: E34 CID.

Qual é o CID da menopausa?

CID 10 – N95 – Transtornos da menopausa e da perimenopausa – iClinic.

O que significa o CID D23?

D23 – Outras neoplasias benignas da pele.

Qual o CID para neoplasia benigna?

D239 – Neoplasia benigna da pele, não especificada.

Quem tem tumor na hipófise pode se aposentar?

Sim, desde que seja considerado incapacitado temporariamente para o trabalho. Não há carência para o doente receber o benefício, desde que ele seja segurado do INSS. A incapacidade para o trabalho deve ser comprovada através de exame realizado pela perícia médica do INSS.

Quais os riscos da cirurgia de retirada da hipófise?

Se a cirurgia provocar danos às grandes artérias, ao tecido cerebral próximo ou aos nervos próximos da hipófise, em casos raros pode resultar em dano cerebral, acidente vascular cerebral ou problemas de visão.

O que o tumor de hipófise pode causar?

Hiperprolactinemia: produção excessiva de prolactina, um hormônio da hipófise, que acarreta irregularidade menstrual (nas mulheres), infertilidade, redução da libido e impotência (nos homens), com ou sem galactorréia (produção de leite fora do período puerperal).

Qual o tratamento para hipopituitarismo?

Qual o tratamento para o hipopituitarismo? De acordo com a Dra. Marilena Nakaguma, “o tratamento é realizado com a reposição hormonal adequada do eixo acometido, acompanhamento com dosagens hormonais e avaliação dos sinais e sintomas ao longo do acompanhamento".

Como se chama o médico que faz reposição hormonal?

Principais áreas de atuação do endocrinologista: Reposição Hormonal da Menopausa – A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais aos da própria mulher, para amenizar o desconforto e riscos causados pela menopausa.

Como comprovar a menopausa?

Os exames necessários para diagnosticar e acompanhar a menopausa

  1. FSH. Esse é feito com base em amostras de sangue. …
  2. LH. …
  3. Cortisol. …
  4. Outros exames de sangue. …
  5. Ultrassonografia pélvica. …
  6. Ultrassonografia mamária. …
  7. Densitometria óssea.

By admin