Qual é o significado de resplandece do hino nacional?

Resplandecer equivale a brilhar ou luzir intensamente. Aqui o poeta compara o Brasil a um sonho intenso, porque ainda tem muito a realizar. Sabe-se que o Cruzeiro do Sul é uma constelação que aparece no céu do Brasil. Ela tem a forma de cruz, que nos lembra Jesus Cristo e as práticas cristãs.

Qual é o significado da palavra idolatrada do hino nacional?

Idolatrada: cultuada, amada acima de tudo. Impávido: corajoso, destemido. Ipiranga: rio em cujas margens D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.
Em cache

Qual é o significado da palavra penhor do hino nacional?

1. Se o penhor dessa igualdade. Significa "se a garantia dessa igualdade"; Frase presente no Hino Nacional Brasileiro.

Qual é o sinônimo de resplandece?

Ter ou dar destaque: 3 distinguir. Cintilar: 4 brilhar, cintilar, esplender, lucilar, luciluzir, luzir, prefulgir, prefulgurar, rutilar, tremeluzir.

Qual é o significado da palavra impávido colosso?

[Impávido] significa sem medo, corajoso, e colosso fala do tamanho do país”. Os paulistanos misturam diversos estilos do rock na sonoridade do grupo, com grunge, punk, metal e hard rock entre os gêneros já explorados.

O que significa impávido colosso do Hino Nacional?

(Impávido – sem medo destemido, corajoso) (Colosso – pessoa ou objeto de tamanho muito grande) (c) O correto é “E o teu” e não “Se o teu”.

Qual é o significado da palavra brado retumbante?

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco.

Qual é o significado da palavra Ipiranga?

"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani – tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui – e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro.

Como escrever a palavra resplandece?

A forma [resplandeça]pode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de resplandecer] , [terceira pessoa singular do imperativo de resplandecer] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de resplandecer] .

O que significa a palavra resplendor?

Significado de Resplendor

substantivo masculino Claridade excessiva; fulgor intenso. [Figurado] Conceito muito positivo que se tem sobre; brilho, glória, celebridade. Círculo luminoso pintado ao redor da cabeça dos santos; auréola.

Qual é o significado da palavra Cruzeiro no Hino Nacional?

Imagem do Cruzeiro resplandece – O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul que resplandece (brilha) no céu. Impávido colosso – "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranquilo, calmo. Mãe gentil – A "mãe gentil" é a pátria.

Qual é o significado da palavra retumbante?

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco.

O que significa a palavra berço esplêndido?

Esse trecho é uma metáfora usada para mostrar que o Brasil está eternamente muito bem localizado — entre o mar e a Cordilheira dos Andes — e coberto por riquezas naturais esplêndidas (que significam: admiráveis, únicas).

O que quer dizer Ouviram do Ipiranga?

' Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado 'Independência ou morte' nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Qual é o significado da palavra margens plácidas?

adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga. Que denota ou expressa paz; pacífico: relações plácidas.Com doçura, suavidade, gentileza; suave.

Qual é o significado de raios fúlgidos?

adjetivo Que brilha em excesso; que está repleto de brilho; reluzentes: raios fúlgidos. Que tem capacidade para emitir ou refletir luz. Etimologia (origem da palavra fúlgidos).

Que Brilha ou resplandece?

Segunda pessoa do singular do imperativo do verbo resplandecer. Que luze, que brilha. Exemplo de uso da palavra Resplandece: O brilho das estrelas resplandece o céu.

O que significa a glória?

Louvor que se oferece a; homenagem, exaltação: glória a Deus. Excesso de grandeza; beleza, magnificência: o prêmio foi dedicado aos homens de honra e glória.

By admin