O que significa no hino nacional margens plácidas?

As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil.

Qual é significado de plácidas?

adjetivo Calmo e tranquilo; repleto de sossego e de tranquilidade. Pacífico; em que há ou expressa paz. Suave; que expressa doçura e suavidade. Etimologia (origem da palavra plácido).

Qual é o significado da palavra margem?

Significado de margem

Faixa exterior que circunda algo; beira, borda. Faixa de terra que cerca uma porção de água; orla, fímbria, riba. Espaço lateral, em branco, das páginas de um livro.

O que se ouviu as margens plácidas do Ipiranga?

A primeira parte do nosso hino explica que, no dia 7 de setembro de 1822, as calmas margens do rio Ipiranga, em São Paulo, ouviram o grito da Independência, proclamado por Dom Pedro I. E foi ouvido o grito forte do valente povo brasileiro. Nesse instante, no céu da Pátria, o sol da liberdade brilhou em raios intensos.

Quem ouviu do Ipiranga as margens plácidas?

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!

Qual é o sinônimo da palavra plácidas?

19 sinônimos de plácida para 2 sentidos da palavra plácida: Calma, sem agitação: 1 tranquila, queda, serena, moderada, sossegada, mansa, quieta, equilibrada, bonançosa, branda, pacata, remansada, resfolegada.

Qual é o significado da palavra retumbante?

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco.

Qual palavra pode substituir margem?

1 borda, beirada, beira, ourela, riba. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Litoral: 2 costa, litoral, beira-mar, orla, praia.

Como substituir a palavra margem?

19 sinônimos de margens para 2 sentidos da palavra margens: Bordas ou contornos de uma superfície: 1 limites, confins, limiar, extremos, contornos, bordas, beiras, extremidades.

Quem é o sujeito na frase Ouviram do Ipiranga as margens plácidas?

O sujeito da primeira oração da letra do hino é "as margens plácidas do Ipiranga". "E margens ouvem?", perguntarão alguns. Ouvem, sim, caro leitor. Temos aí a figura da "prosopopéia", pela qual se dão atributos de seres animados a seres inanimados.

Qual é o significado da letra do Hino Nacional?

Dom Pedro I estava próximo ao Rio Ipiranga quando proclamou a independência do Brasil. Esse é o brado (grito) a que se refere a letra, e o imperador aparece como um representante do povo brasileiro ou do povo heroico. O autor, Joaquim Osório, compara a liberdade conquistada pelo Brasil a um Sol com raios brilhantes.

Qual o país que o hino não tem letra?

O hino da Espanha não tem letra, mas ao longo dos tempos, algumas tentativas foram feitas de colocar palavras nas melodia de 1761.

O que significa Ouviram do Ipiranga?

' Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado 'Independência ou morte' nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

O que quer dizer a palavra fugidos?

1. Deixar um lugar depressa ou ocultamente. 2. Retirar em debandada.

Qual é o plural de retrós?

Retróses é o plural de retrós.

O que significa a palavra lábaro no hino nacional?

No nosso hino nacional, lábaro refere-se à bandeira, com suas estrelas representado as unidades da Federação; flâmula também se refere à bandeira, porém como sinônimo de lábaro para evitar a repetição.

O que quer dizer a palavra redundante?

O que é Redundante:

Redundante é um adjetivo de dois gêneros, utilizado para descrever algo em que as informações já tenham sido ditas, tornando-se repetitivo, em excesso. A palavra faz referência ao termo redundância, que significa o uso excessivo de palavras ou expressões similares.

O que significa abrir margem?

dar ou abrir margem: dar ocasião, motivo, pretexto. deitar ou lançar a margem: desprezar, abandonar.

By admin