O que são fármacos indutores enzimáticos?

Os fármacos indutores enzimáticos aumentam a atividade catalítica das enzimas metabolizadoras de fármacos, do Citocromo P450. Esses fármacos podem aumentar a metabolização de diversos outros fármacos. Tal fenômeno de interação medicamentosa deve ter atenção do farmacêutico nas suas atividades diárias.
Em cache

Quais são os fármacos indutores enzimáticos?

Alguns fármacos podem agir como indutores enzimáticos e por isso podem diminuir a ação de outros fármacos. São exemplos de fármacos indutores enzimáticos:

  • Carbamazepina, rifampicina e fenitoína.
  • Carbamazepina, rifampicina e omeprazol.
  • Omeprazol, fenitoína e verapamil.
  • Verapamil, fluconazol e fluoxetina.

O que é um indutor e inibidor enzimático?

A indução enzimática envolve um aumento seletivo na concentração de uma determinada enzima relacionada à concentração de proteína microssomal na célula, enquanto a inibição enzimática implica em uma ação direta sobre a enzima e não envolve alteração na síntese enzimática (PARK & BRECKENRIDGE, 1981).
Em cache

É um fármaco que age como indutor enzimático?

Indução enzimática é o aumento de produção de enzimas, geralmente ocasionado pela administração de fármacos, tais como o fenobarbital.

Quais as consequências da indução enzimática?

– Indução Enzimática:é uma importante causa de interação entre fármacos, induzindo enzimas e, consequentemente, diminuindo a atividade farmacológica de vários outros fármacos.

Qual é a função de um inibidor enzimático?

Também denominados venenos, os inibidores enzimáticos são moléculas que impedem a atuação das enzimas. Os inibidores são designados reversíveis desde que o complexo que formam com a enzima não seja permanente. Os inibidores que se unem à enzima de forma permanente, inativando-a, denominam-se inibidores irreversíveis.

Qual a função dos inibidores enzimáticos?

Elas agem como catalisadores, ou seja, aumentam a velocidade das reações químicas. A enzima, então, participa na formação e rompimento de ligações que são necessárias para transformar um subtrato em produto, e retornando ao seu estado original uma vez que a reação esteja completa.

Como ocorre o processo de indução enzimática?

Indução enzimática – é uma elevação dos níveis de enzimas (como o complexo Citocromo P450) ou da velocidade dos processos enzimáticos, resultantes em um metabolismo acelerado do fármaco. Alguns fármacos têm a capacidade de aumentar a produção de enzimas ou de aumentar a velocidade de reação das enzimas.

Qual o papel das enzimas na ação dos medicamentos?

Em vez dos receptores, alguns medicamentos têm como alvo enzimas, que estão encarregadas de regular a velocidade em que se produzem as reações químicas. Os medicamentos direcionados para as enzimas classificam-se como inibidores ou ativadores (indutores).

Quais são os 5 fatores que podem afetar a atividade de uma enzima?

Os principais fatores que afetam as atividades desse grupo de enzimas são: umidade do solo, substrato, concentração da enzima, temperatura e tempo de reação.

O que afeta a função enzimática?

A atividade enzimática é influenciada principalmente pela temperatura, pH e tempo. Vamos ver cada um deles separadamente. Temperatura: Seguindo o comportamento das reações químicas, a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura.

O que é um tratamento enzimático?

A lipo enzimática é realizada com a aplicação de enzimas lipolíticas na área de tratamento, fazendo uso de agulhas finas em pontos específicos. Essas enzimas são proteínas que aceleram reações químicas e destroem as células adiposas. Ou seja, melhoram a circulação sanguínea e queimam a gordura.

Quais são os fatores que podem afetar a ação das enzimas?

A atividade enzimática pode ser afetada por uma variedade de fatores, como temperatura, pH e concentração. As enzimas funcionam melhor dentro de faixas específicas de temperatura e pH, e condições subótimas podem fazer com que uma enzima não consiga se ligar a um substrato.

Qual o papel da enzima no nosso organismo?

Enzimas são proteínas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Elas catalizam reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos.

Como os indutores enzimáticos interferem no metabolismo de fármacos?

Indução enzimática INDUÇÃO ENZIMÁTICA: Aumenta a velocidade de biotransformação hepática dos fármacos.  Diminui a meia-vida sérica do fármaco.  Diminui os efeitos farmacológicos se os metabólitos forem inativos.  Aumenta a toxicidade se os metabólitos forem tóxicos (exp.: paracetamol).

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

Qual o efeito da enzima no corpo?

As enzimas têm um papel importante para acelerar reações metabólicas que ocorrem em nível celular. Enzimas são proteínas que têm como função catalisar, ou seja, acelerar reações metabólicas que acontecem nas células, reduzindo a quantidade de energia necessária para que elas ocorram.

Qual a função da enzima no corpo?

Enzimas são proteínas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Elas catalizam reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos. A ação das enzimas pode ser influenciada por alguns fatores, como a temperatura elevada.

By admin