O que é endemia e exemplos?

A endemia se dá quando uma doença tem recorrência em uma região, mas sem aumentos significativos no número de casos. Ou seja, o problema se manifesta com frequência e segue um padrão relativamente estável que prevalece. Se houver alta incidência e persistência da doença, pode ainda ser chamada de hiperendêmica.
Em cache

Quais são os tipos de doenças endêmicas?

Essas doenças foram e são, a malária, a febre amarela, a esquistossomose, as leishmanioses, as filarioses, a peste, a doença de Chagas, além do tracoma, da bouba, do bócio endêmico e de algumas helmintíases intestinais, principalmente a ancilostomíase.

Porque a dengue é uma epidemia?

Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto.
Em cacheSemelhantes

O que pode causar uma epidemia?

Mas, afinal, o que causa uma pandemia? Os fatores são múltiplos e incluem aglomerações populacionais, contato com animais silvestres, deficiências na estrutura sanitária, entre outros. E por trás de todos eles, está um agente em comum: a ação humana.

Quem é o agente de combate a endemias?

O ACE é um profissional fundamental para o contole de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família, participando das reuniões e trabalhando sempre em parceria com o ACS.

Como funciona uma endemia?

E uma endemia ocorre quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela. A dengue tem caráter endêmico no Brasil, porque ocorre durante o verão em certas regiões.

Qual foi a pior pandemia do Brasil?

As 3 principais epidemias que atingiram o Brasil

  • Febre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. …
  • Gripe espanhola (1918) Causador: vírus influenza H1N1, transmitido entre pessoas. …
  • Varíola (início do século 20)

Como a endemia é transmitida?

A maioria dessas doenças é de ordem parasitária ou são transmitidas por vetores (organismos que servem de veículo para a transmissão de doenças, ex: mosquitos, moluscos).

Quanto tempo dura o vírus da dengue no corpo?

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Qual é a fase mais perigosa da dengue?

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da …

Qual foi a pandemia que matou mais gente no mundo?

A gripe espanhola é considerada uma das pandemias mais devastadoras e letais da história. A doença alastrou-se por todas as regiões do mundo e deixou o maior número de infectados e mortos, se comparada com outras pandemias.

Qual o valor do salário de um agente de endemias?

Salários do cargo de Agente De Combate Às Endemias – Brasil

As estimativas de salários têm como base 105 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Agente De Combate Às Endemias nessa localidade (Brasil). Como a média salarial de R$ 4.752 se aproxima da realidade para você?

Quantas visitas o Agente de endemias deve fazer?

Para o Agente de Combate às Endemias, recomenda-se que a proporção seja de 01 agente para cada 800 imóveis em municípios considerados infestados e de 01 agente para cada 6.750 imóveis em municípios não infestados.

Qual é a diferença entre surto e epidemia?

Uma pandemia pode começar como um surto ou epidemia; ou seja, surtos, pandemias e epidemias têm a mesma origem – o que muda é a escala da disseminação da doença. Um surto ocorre quando há aumento localizado do número de casos de uma doença.

Qual foi o vírus que mais matou no mundo?

A gripe espanhola é considerada uma das pandemias mais devastadoras e letais da história. A doença alastrou-se por todas as regiões do mundo e deixou o maior número de infectados e mortos, se comparada com outras pandemias.

Qual é o vírus mais letal do mundo?

MERS – A síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) – causada pelo coronavírus; MERS-CoV, foi identificada pela primeira vez em 2012, na Arábia Saudita, e desde então se espalhou para outros países do Oriente Médio, África e Ásia – letalidade de 35%;

Como prevenir a endemia?

Como prevenir as endemias

Assim, para prevenir e combater as endemias é importante que sejam adotadas medidas para melhorar as condições de higiene e saneamento das regiões endêmicas, bem como investir em estratégias para evitar a multiplicação do agente infeccioso e o risco de transmissão da doença para as pessoas.

Que parte do corpo à dengue ataca?

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

By admin