O que significa Fundo de saco de Douglas no ultrassom?

Olá, significa que não existe nenhum tipo de secreção ou liquido na sua região pélvica. Isso é uma característica positiva, indica que não existe nenhuma alteração na área. Mas para melhor avaliação é necessário ver o exame completo e relacionar com o motivo do exame, procure sempre o seu ginecologista.
Em cache

O que significa fundo do saco?

Extremidade de uma estrutura ou de um órgão fechado.

O que que é Douglas?

Douglas: Significa "rio escuro", "águas negras", "aquele que veio das águas escuras", “habitante, ou que tem origem, do local próximo ao rio escuro”. O nome Douglas surge a partir do sobrenome escocês Doubghlas, que significa literalmente "rio escuro" ou "águas negras".

O que significa presença de líquido livre?

Líquido livre no saco de Douglas significa a ausência de líquido nesse local. O saco de Douglas ou fundo de saco de Douglas é o espaço anatômico localizado entre o útero e o reto no caso das mulheres e entre a bexiga e o reto no caso dos homens.
Em cacheSemelhantes

Qual é o volume normal de um útero?

Localizado entre a bexiga urinária e o reto, o útero pode variar de tamanho e forma, de acordo com a idade, número de filhos e a estimulação hormonal. Em uma mulher adulta, seu volume normal tem em média de 50 cc a 90cc.

Qual é o tamanho normal do útero?

O útero é um órgão que apresenta um formato que lembra uma pera e possui cerca de 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2 cm de colo. Na mulher que nunca teve filhos, o útero pode apresentar cerca de 40 a 60 gramas; já na mulher que já teve bebês, ele pode apresentar entre 60 e 80 gramas.

Onde fica o fundo do saco?

O saco de Douglas ou fundo de saco de Douglas é o espaço anatômico localizado entre o útero e o reto no caso das mulheres e entre a bexiga e o reto no caso dos homens.

É normal ter líquido no útero?

O volume pode variar conforme as fases do ciclo menstrual, de uma mulher para outra e pode acontecer devido a doenças, como infecção do colo do útero, vagina e/ou vulva ou ainda por motivos fisiológicos, em períodos em que estimulação hormonal é maior, como no período da ovulação, no pré-menstrual e durante a gravidez.

Quem descobriu o saco de Douglas?

James Douglas (1675-1742), anatomista escocês. Fundo-de-saco de Douglas: fundo-de-saco sacro-retal constituído pela reflexão do peritônio parietal pélvico.

Quantos Douglas existe?

Depois de 2000 o número de registros de Douglas em cartórios diminuiu. Por volta de 1990 eram cerca de 120 mil registros por ano, mas atualmente esse número é por volta de 50 mil.

O que fazer quando tem líquido no saco de Douglas?

Na verdade, na grande maioria das vezes, a presença de líquido, principalmente desse tipo, não significa nenhuma alteração na saúde da mulher. Entretanto, existem as exceções e nesse caso é necessário que sejam realizados exames para se ter um diagnóstico preciso.

O que causa a doença inflamatória pélvica?

Esse quadro acontece principalmente quando a gonorreia e a infecção por clamídia não são tratadas. Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após a relação sexual desprotegida.

Qual é o tamanho normal do endométrio?

A espessura endometrial normal pelo exame de ultrassonografia da pelve em mulheres menopausadas é de até 4mm.

Qual é a medida normal do endométrio?

A espessura endometrial mínima para que ocorra uma gravidez é de 8 mm sendo 18 mm considerada ideal. Um endométrio com menos de 6 mm na fase secretora é incapaz de sustentar um embrião e as principais causas dessa alteração são a falta de progesterona, uso de anticoncepcionais e lesões por aborto ou curetagem.

Como saber que o útero não está bem?

Saiba quais são os sinais de que o útero não está bem

  1. Secreções vaginais anormais: Não ignore secreções com sangue, que tenham odor ou que sejam purulentas. …
  2. Dor no baixo ventre: Há muitos problemas que podem afetar a pelve e causam dor – a infecção urinária é uma delas.

Qual é o volume normal de um ovário?

Cada ovário ocupa, em média, um volume de 10 cc (cm cúbicos) ou o tamanho de uma amêndoa. Os ovários produzem os hormônios femininos (estrogênio e progesterona). Durante o período reprodutivo, eles “lançam” óvulos nas trompas e, caso fecundado, transformam-se em embriões.

Quais são os sintomas de inflamação no útero?

Quais são os principais sintomas de inflamação no útero?

  • desconforto ao praticar relações sexuais;
  • sangramento após ter tido relação sexual;
  • sangramento fora do período menstrual;
  • dor ao urinar;
  • dor e sensação de inchaço na parte inferior da barriga;
  • corrimento com mau cheiro, de cor cinza, marrom ou amarelada.

Como é o corrimento de quem tem câncer de útero?

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

By admin