O que significa latae sententiae?

Uma pena canônica é chamada "latae sententiae" quando "se incorre nesta pena pelo próprio fato de ter cometido um delito"1. Isto significa que a pena é inerente, por assim dizer, ao ato culposo, sem ser preciso esperar que um juiz ou um superior o inflijam por meio duma sentença ou decreto.
Em cache

O que é excomunhão latae sententiae?

Excomunhão latae sententiae – Aquela em que o fiel incorre no momento que comete a falta previamente condenada pela religião.

O que leva a excomunhão na Igreja Católica?

Existe uma excomunhão automática, que acontece quando a pessoa mesma se coloca fora da unidade da Igreja, contrariando gravemente a fé e a disciplina da Igreja. Por exemplo, não aceitar o Concílio Vaticano II, ou a autoridade dos papas eleitos de modo legítimo, como aconteceu com os 4 bispos.

Quem foi excomungado pela Igreja Católica?

No século XVI temos a excomunhão de líderes religiosos célebres que não concordavam com os dogmas católicos. Martinho Lutero e João Calvino, respectivos fundadores do Luteranismo e do Calvinismo, foram expulsos da Igreja ao pregarem uma religiosidade cristã apartada da chancela papal.

Quem excomungou Dom Lefebvre?

Dois dias depois, João Paulo II publica o motu proprio “Ecclesia Dei”, que manifesta a "grande aflição da Igreja católica por causa das ordenações episcopais ilegais", declara a excomunhão de Lefebvre e dos bispos por ele ordenados e convida os seus seguidores a afastarem-se da Fraternidade.

Quais os pecados que só o bispo pode perdoar?

Pecados considerados graves, como macular pão e vinho consagrados, violar o sigilo da confissão e planejar a morte do papa, normalmente só podem ser perdoados por bispos mais graduados, autoridades do Vaticano ou o próprio pontífice.

Quem foi excomungado pode voltar?

O processo de Excomunhão pode ser revertido, pois ele já é imposto com o objetivo de afastar o fiel pecador e fazê-lo refletir sobre seus atos, esperando que retome a consciência e seja digno de voltar a dividir a comunhão com os demais crentes. Seria uma espécie de exílio religioso com o intuito de recuperação da fé.

Quem é excomungado pode voltar à Igreja?

PADRE SANTOS – Não. A excomunhão não anula o batismo. E ela pode ser revertida, se houver arrependimento. O objetivo é esse, provocar o arrependimento.

Qual o Papa que foi excomungado?

Os supostos crimes ocorreram muito antes do julgamento. Em julho de 876, Formoso foi excomungado por se intrometer na política das potências europeias e proibido de celebrar missa pelo papa João 8º.

Qual Papa excomungou Lefebvre?

Suas relações com a Santa Sé tornaram-se mais tensas em 1988, quando dom Lefebvre consagrou quatro bispos sem a permissão de São João Paulo II. A consagração ilícita resultou na excomunhão dos cinco bispos.

Quem foi Lefèvre?

Sociólogo francês, Henri Lefebvre nasceu em junho de 1901, em Hagetmau, França, e faleceu a 29 de junho de 1991. Lefebvre abrangeu várias áreas de estudo e tem sido destacado como intérprete do pensamento de Marx, estudioso da vivência das cidades e da sociologia rural.

Qual é o único pecado que não tem perdão?

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Qual é o pecado que Deus não perdoa?

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Quem é excomungado vai para o inferno?

Ou seja, o excomungado não é alguém previamente condenado ao inferno. Segundo o Concílio de Niceia, de 325, o excomungado apenas deixa de receber os sacramentos católicos.

Qual papa tinha filhos?

Papa João XVII (1003) foi casado antes de sua eleição ao papado e tinha três filhos que se tornaram sacerdotes. Papa Clemente IV (1265-1268) era casado antes de tomar ordens sacras e tinha duas filhas. Papa Honório IV (1285-1287) foi casado antes de assumir as ordens santas e teve pelo menos dois filhos.

Quem foi o papa que condenou Lutero?

papa Leão

Em 3 de janeiro de 1521, o papa Leão 10 excomungava o teólogo alemão Martinho Lutero. Era o clímax do conflito entre duas visões da religião cristã que acabaria numa das mais importantes cisões do Cristianismo.

Porque Lefebvre foi excomungado?

Suas relações com a Santa Sé tornaram-se mais tensas em 1988, quando dom Lefebvre consagrou quatro bispos sem a permissão de São João Paulo II. A consagração ilícita resultou na excomunhão dos cinco bispos.

Quais são as coisas que Deus não perdoa?

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

By admin