O que é FCK e MPa do concreto?

O FCK é uma sigla inglesa que significa Feature Compression Know, adaptada para o português, indica a Resistência Característica do Concreto à Compressão. O MPa é a unidade de medida de pressão do sistema internacional utilizada para exprimir os valores do FCK.

Qual o melhor FCK para laje?

Por exemplo, para fundações o concreto deve ter resistência (Fck) de aproximada 25 MPa. Já na laje, o concreto deve ter Fck acima de 30 MPa. Para o concreto magro utilizado em contrapisos e calçadas, a resistência esperada é de apenas 10 MPa.
Em cache

Quantos MPa vale 1 FCK?

Unidade de medida do fck

Como citado anteriormente, a unidade do fck de um determinado concreto é medida por MPa (Mega Pascal). Para projeto, usualmente este valor é aproximado para 10 kgf/cm².
Em cache

O que é o FCK do concreto?

A sigla FCK se refere ao termo Feature Compression Know, que traduzido para o português significa “Resistência Característica do Concreto à Compressão”. O teste é realizado em laboratório e é indispensável para garantir qualidade e segurança em diferentes padrões construtivos.

Qual FCK mais forte?

Concreto FCK 35

Sua tenacidade é maior que as demais, usualmente utilizado em casas tipo sobrado, e também em baldrames, sapatas, radier. Diferentemente dos outros este tipo de concreto, é indicado para a construção de pavimentos de postos de gasolina, onde a circulação de veículos pesados é mais frequente.

Onde usar o concreto fck 25?

Concreto FCK 25 com brita 1 Pode ser usado na laje que terá um segundo pavimento (cômodo) construído sobre a mesma, também pode ser usado em pisos, colunas, baldrame, sapatas e radier, seu custo é menor que o traço com pedrisco.

Qual é o traço do concreto 25 MPa?

Quando adicionado 15 litros d'água ao traço, a resistência final será de 20 MPa e com 13 litros se alcança 25 MPa. Esta é a ciência do pedreiro. Este traço 1:2:3, se desenvolvido os cálculos de dosagem, apresenta consumo de 360 kg de cimento por metro cúbico e é bombeável.

O que é concreto fck 40 MPa?

Quando o termo CAR começou a ser utilizado, no final dos anos 1970, o concreto de alta resistência era aquele que apresentava resistência à compressão (fck) superior a 40 MPa, enquanto o concreto comum tinha resistência à compressão em torno de 20 a 25 MPa.

Qual é o MPa do concreto?

Mega Pascal = 1 milhão de Pascal = 10,1972 kgf/cm²

O valor do FCK, ou seja, da resistência do concreto é de suma importância e é utilizado em diversas etapas do projeto de uma edificação.

Qual FCK é mais forte?

Concreto FCK 35

Sua tenacidade é maior que as demais, usualmente utilizado em casas tipo sobrado, e também em baldrames, sapatas, radier. Diferentemente dos outros este tipo de concreto, é indicado para a construção de pavimentos de postos de gasolina, onde a circulação de veículos pesados é mais frequente.

Quantos sacos de cimento por m3 de concreto fck 25?

4.6 latas de areia 6.3 lá de brita 1.7 latas de água material para fazer um metro cúbico seis sacos e meio de cimento.

Para que serve concreto 25 MPa?

Concreto FCK 25 com pedrisco (brita 0) Indicado para laje que terá um segundo pavimento (cômodo) construído sobre a mesma, também pode ser usado em pisos, colunas, baldrame, sapatas e radier.

Para que serve concreto fck 25?

Concreto FCK 25

É o concreto mais utilizado em meio urbano, sendo recomendado desde casas pequenas às grandes construções. Resiste a moderada agressividade do meio.

Quanto vai de cimento em 1m3 de concreto 25 MPa?

um saco de cimento. 4.6 latas de areia 6.3 lá de brita 1.7 latas de água material para fazer um metro cúbico seis sacos e meio de cimento.

By admin