Que tipo de doenças O exame FAN detecta?
O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.
Quando o FAN é preocupante?
De modo geral, quando o FAN é não reagente, ou negativo, apresenta os valores 1/40, 1/80 ou 1/60. No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.
Em cache
Quais os sintomas de quem tem FAN positivo?
Por isso, é comum que as especialidades sejam os que desconfiem e solicitem a análise mais específica da possível doença. Os sintomas que costumam chamar atenção incluem inchaços, dores nas articulações, febre, cansaço ou manchas vermelhas.
O que significa FAN reagente?
Portanto, um FAN reagente 1/40 significa que o autoanticorpo foi identificado mesmo após diluirmos o sangue 40 vezes. Como já expliquei antes, de 10% a 20% da população possui FAN positivo, geralmente nas diluições menores que 1/80. Por esse motivo, só consideramos relevantes valores a partir de 1/160.
Quais doenças altera o FAN?
Muitos tipos de doenças autoimunes podem causar o resultado do teste FAN positivo, como: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica, Doença Mista do Tecido Conjuntivo, Dermatomiosite, Polimiosite e Artrite Reumatóide.
Qual o resultado do FAN para lúpus?
Os títulos de FAN considerados clinicamente significativos variam dependendo da doença em questão. Por exemplo, um título de 1:320 ou superior pode ser relevante para o lúpus eritematoso sistêmico, enquanto um título de 1:40 pode ser considerado insignificante.
Qual resultado do FAN para lúpus?
Veja a sensibilidade do exame FAN relacionada a algumas doenças: Artrite reumatoide: a sensibilidade é de 52%; Esclerodermia: a sensibilidade é entre 60 e 80%; Lúpus: a sensibilidade é entre 95 e 100%;
Quais são as doenças autoimunes mais comuns?
Como outros exemplos de doença autoimune, podemos citar: lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren, espondilite anquilosante, polimialgia reumática, alopecia areata, doença de Crohn, vitiligo e psoríase.
Qual é o exame que detecta o lúpus?
Para diagnosticar a doença é feita uma análise sobre a história clínica do paciente e quais são as manifestações existentes além da realização do exame físico completo. São solicitados exames laboratoriais, que investigam a presença do FAN (fator ou anticorpo antinuclear) e anticorpos anti-Sm e anti-DNA.
Quem tem FAN positivo tem lúpus?
Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus.
Quando o FAN é considerado alto?
Os resultados do FAN são apresentados em duas partes: o título dos anticorpos e o padrão de coloração produzido pela presença destes. Em relação ao título dos anticorpos, pacientes com doença autoimune apresentam FAN positivo em títulos moderados (1/160 a 1/320) a elevados (≥ 1/640).
Qual a doença autoimune mais grave?
Causada por um desequilíbrio no sistema imune e na produção de anticorpos, a Lúpus é uma doença autoimune e inflamatória.
Quem tem doença autoimune tem imunidade baixa?
Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.
Quais órgãos o lúpus ataca?
Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".
Como é a crise de lúpus?
Ela aparece na forma de uma borboleta e cobre o rosto (de uma face a outra, cobrindo a ponte do nariz também). Dor muscular e articular é um sintoma importante de estar em uma crise. A pele pode parecer como se estivesse em chamas e é freqüentemente diagnosticada como “fibromialgia”.
Quais doenças podem dar FAN positivo?
O FAN positivo não indica exatamente uma doença reumatológica específica, mas sim pode ajudar na investigação de inúmeros tipos de doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase, vitiligo e esclerodermia, entre outras.
Quais as 5 doenças autoimunes mais comuns?
Conheça algumas doenças autoimunes
- Lúpus. De origem desconhecida, causa inflamação nas articulações (juntas), na pele e em outros órgãos. …
- Diabetes tipo 1. …
- Artrite reumatoide. …
- Tireoidite de Hashimoto. …
- Esclerose múltipla. …
- Vitiligo. …
- Doença de Crohn. …
- Doença celíaca.
O que leva uma pessoa a ter doença autoimune?
Não se sabe porque algo desencadeia uma reação ou doença autoimune em uma pessoa e não em outra. Entretanto, às vezes há causas hereditárias. Algumas pessoas têm genes que as tornam um pouco mais suscetíveis a desenvolver uma doença autoimune.