Por que a palavra fábrica tem acento?

Isso pode ser observado nos pares de palavras como sábia / sabiá e fábrica / fabrica. Outra importante consideração é o fato de que nem toda sílaba tônica, acentuada, recebe acento gráfico. É o que ocorre na palavra fabrica, que tem o acento tônico na penúltima sílaba (paroxítona), mas não recebe acento gráfico.
Em cache

Como se escreve a palavra fábrica?

fábrica substantivo, feminino (plural: fábricas f)

Qual é o conceito de fábrica?

Uma fábrica é um edifício industrial onde trabalhadores manufaturam bens ou supervisionam o funcionamento de máquinas que processam um produto, transformando-o em outro. Possuem armazéns e depósitos com equipamentos pesados, utilizados na produção da linha de montagem.

O que significa a palavra fabril?

Significado de Fabril

adjetivo Relativo a fábrica, fabrico, ou fabricante. [Economia] Diz-se da indústria que transforma a matéria-prima em produtos manufaturados: indústria fabril.

Para que serve a acentuação das palavras?

Usados para representar, na escrita, a sílaba tônica de determinadas palavras, os acentos gráficos contribuem para a escrita segundo as regras da língua, a leitura correta e a compreensão do texto.

Quando o acento muda o sentido da palavra?

O acento modifica o significado da palavra a ponto de mudar todo o sentido de uma frase. Ao receber a seguinte mensagem: "meu maiô está pequeno", imagino que alguém terá que comprar um maiô maior. Já, se recebo a mensagem "meu maio está pequeno", imagino que alguém tenha muitos compromissos esse mês.

Qual o adjetivo de fábrica?

Locução adjetiva

Locução adjetiva Adjetivo
de fábrica fabril
de fígado figadal ou hepático
de gado pecuário
de gafanhoto acrídeo

O que é feito em uma fábrica?

A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Nesses estabelecimentos, os funcionários e as máquinas são responsáveis pela produção de diversos objetos, alimentos, roupas, calçados, remédios, carros, etc.

O que produz a fábrica?

A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Nesses estabelecimentos, os funcionários e as máquinas são responsáveis pela produção de diversos objetos, alimentos, roupas, calçados, remédios, carros, etc.

Quais são os tipos de fábrica?

Tipos de indústria conforme a finalidade

  • Indústria de bens de produção. …
  • Indústria de bens de capital. …
  • Indústria de bens de consumo. …
  • Indústria extrativa. …
  • Indústria de transformação. …
  • Energética. …
  • Alimentícia. …
  • Construção Civil.

Qual o plural de fabril?

Fabris é o plural de fabril.

Como era o trabalho fabril?

O sistema fabril era direccionado à produção em massa de produtos estandardizados. Consequentemente, o trabalhador fabril desempenhava apenas uma única tarefa que requeria pouca perícia. A máquina sobrepunha-se ao trabalhador individual, visto que nunca se cansava, nunca adoecia e não tinha que parar para se alimentar.

Como entender acentuação?

Conheça a função de cada acento gráfico

  1. agudo (´) — indica a tonicidade da sílaba, com timbre aberto. …
  2. circunflexo (^) — indica a tonicidade da sílaba, com timbre fechado. …
  3. grave (`) — no Português, só é utilizado para indicar a crase. …
  4. til (~) —representa a nasalização de uma vogal, normalmente em ditongos nasais.

Como ler palavras com acento?

Graficamente representado por um traço oblíquo para a direita, o acento agudo [ ´ ] é colocado sobre as vogais, indicando que a sílaba é tônica e que a vogal deve ser pronunciada de forma aberta, como em: pé, máquina e revólver. É o acento mais utilizado na língua portuguesa.

Para que servem os acentos nas palavras?

A acentuação distingue palavras de grafia idêntica, mas com tonicidade diferente. A acentuação serve para auxiliar a representação escrita da linguagem. Quando ouvimos, distinguimos com facilidade uma sílaba tônica de uma sílaba átona. Quando lemos, entretanto, não é tão fácil, o que pode dificultar a leitura.

Qual a diferença entre fábrica e fábrica?

Já o termo "fabrica", sem acento, é o ato de fabricar em si, é o processo de transformações dos bens de entrada para o desenvolvimento dos produtos de saída que serão comercializados no mercado. A fábrica é o ambiente onde se fabrica qualquer produto que irá ser consumido no mercado.

Qual a diferença de fábrica?

Podemos resumidamente dizer que a fábrica é a estrutura física, a construção e a indústria é “o conjunto de atividades que participam da fabricação de produtos manufaturados a partir de matérias-primas”2.

Quem trabalha na fábrica?

O operário de produção ajuda no bom funcionamento das linhas de montagem em fábricas e armazéns. Ele é responsável pelos processos diários de produção, por exemplo, a operação de máquinas e a montagem de peças de equipamentos.

By admin