O que quer dizer o extra?

Significado de extra

Além do esperado, do determinado, do estabelecido: horas extras. Diz-se do que se faz de modo suplementar e adicional: tarefa extra. Diz-se do dinheiro que se recebe por esse trabalho: pagamento extra.

Qual é o sinônimo de extra?

Aquilo que é adicional: 2 outros, segundos, extraordinários, anexos, acessórios, novos, conexos, complementares, suplementares, supletivos, completivos, secundários, suplementários, supletórios, aditivos, contingentes.

Como escreve extra ou estra?

Consulta: Qual a pronúncia correta de ”extra”: ”éxtra” ou ”êxtra”? Resposta: *Tem pronúncia fechada o prefixo ”extra” usado em qualquer tipo de palavra composta: extraordinário, extra-oficial, extracurricular, extravasar. Como adjetivo que significa ”incomum, excepcional”, é correta a pronúncia com som aberto: /éxtra/.

Como usar a palavra extra?

O prefixo extra– é de origem latina e significa uma posição exterior, fora e além de alguma coisa. Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Qual a origem da palavra extra?

Ela vem do Latim EXTRA, “fora, por exceção, além de”.

Como se classifica a palavra extra?

Extra

  • 1) Como adjetivo, com o significado de extraordinário, é forma correta e dicionarizada, podendo variar normalmente para o plural. …
  • 2) Nesse caso, o som é fechado (ê), e não aberto (é).

Qual o contrário de extra?

1 previsto, esperado, estabelecido, calculado. 2 ordinário, habitual, comum, usual.

By admin