Qual é o significado de expropriação?

A expropriação nada mais é do que a retirada forçada de bens móveis ou imóveis do devedor para que uma determinada dívida seja adimplida. Ou seja, por iniciativa do credor, o Poder Judiciário pode determinar a retirada de bens ou valores do patrimônio do devedor.
Em cache

Qual é o sinônimo de expropriada?

6 sinônimos de expropriado para 1 sentido da palavra expropriado: Que foi privado da posse de algo: 1 despojado, privado, desapoderado, desapropriado, desapossado, desempossado.

Qual é o significado da palavra desapropriada?

Usar sem propriedade. 3. Empregar em uso impróprio.

O que é expropriação exemplos?

Um exemplo de expropriação ocorre quando o Estado decide construir uma autoestrada e vê-se obrigado a demolir casas para o efeito: por conseguinte, necessita de adquirir essas casas sem que os seus proprietários possam recusar (caso contrário, impediriam a construção da autoestrada).

Quem pode fazer expropriação?

A expropriação, conforme elencada na Constituição Federal de 1988, se dá como consequência do ato do proprietário do imóvel, pois é ele quem dá causa para que o bem seja expropriado.

O que é expropriação de propriedade?

Expropriação (do latim medieval expropriat, "tirar do proprietário") significa a ação e o efeito de privar alguém de sua propriedade. O sujeito privado da propriedade é denominado expropriado, e aquele que pratica o ato, expropriador.

O que quer dizer expropriante?

Significado de Expropriante

adjetivo Expropriador; capaz de expropriar, de retirar a posse de uma propriedade por meios judiciais: ação expropriante. Etimologia (origem da palavra expropriante).

Qual é a diferença entre desapropriação e expropriação?

"A desapropriação envolve necessidade pública, utilidade pública, uma escolha da entidade pública. A expropriação é uma consequência da culpa do proprietário.

O que significa a palavra antipátride?

Antipátrida (em grego: Ἀντιπατρίς; em latim: Antipatris) foi uma antiga cidade da Judeia localizada próxima a moderna Petah Tikva, em Israel.

Quando acontece expropriação?

Em outras palavras, a expropriação pode ser resumida como a retirada de bens ou até mesmo de valores de um determinado indivíduo que está com uma dívida aberta com outro indivíduo ou órgão. Uma grande característica da expropriação, é que o mesmo deve ser solicitado pelo credor.

O que é área expropriada?

Desapropriação é a cessão (transferência) compulsória ao domínio público de propriedade pertencente a particular mediante ações de despejo e indenizações. O termo “expropriado” significa tomada de posse de uma propriedade por meios judiciais.

Quais as duas fases da desapropriação?

A desapropriação é dividida em duas fases: declaratória e executória. Na fase declaratória, o Poder Público declara que determinado bem é de necessidade pública, utilidade pública ou de interesse social. A fase executória pode ser administrativa ou judicial.

O que é expropriação de imóvel?

Bom, podemos dizer que a expropriação se trata da retirada forçada de bens móveis ou até mesmo de imóveis do devedor para que uma determinada dívida seja adimplida.

Qual é o significado da palavra Pretório?

1. [ História ] Tenda do general num acampamento romano. 2. [ História ] Tribunal ou residência do pretor, na Roma antiga.

O que significa que Sabonetão?

nome masculino. 1. Porção de sabão fino perfumado com essências.

Quem é o Ente Expropriante?

Expropriado é o dono do bem com título de propriedade (terreno, imóvel, etc, ) a ser desapropriado.

Tem como impedir a desapropriação?

É possível impedir a desapropriação de um imóvel? O morador do imóvel que será desapropriado pode recorrer na Justiça? Não se pode impedir um processo de desapropriação.

Quais são os bens que não podem ser desapropriados?

Há alguns bens que não podem ser desapropriados: são os direitos personalíssimos (só podem ser exercidos pela própria pessoa, como a sua vida, corpo, nome, imagem etc.), direito pessoal do autor, a integridade moral etc.

By admin