O que aprendemos com Êxodo 20?

Êxodo 20 registra os Dez Mandamentos dados por Deus ao povo de Israel por intermédio de Moisés no Sinai. O estudo bíblico de Êxodo 20 traz uma síntese da Lei de Deus para o seu povo, mostrando o padrão moral requerido pelo Senhor daqueles que o pertencem.
Em cache

Quais são os dez mandamentos de Êxodo 20?

Os Dez Mandamentos

  • “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3). …
  • “Não farás para ti imagem de escultura” (Êxodo 20:4). …
  • “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Êxodo 20:7).
  • “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8).
  • “Honra a teu pai e a tua mãe” ( 20:12). …
  • “Não matarás” (Êxodo 20:13).

O que significa Êxodo 20 4?

Não permita que a inveja nem a avareza o levem a desejar algo que pertence a outra pessoa. Todos os mandamentos são manifestações do amor que o Pai Celestial tem por Seus filhos. Os Dez Mandamentos ajudam-nos a amar a Deus e a colocá-Lo em primeiro lugar em nossa vida. Ajudam-nos também a amar ao próximo.

O que significa Êxodo 20 7?

Eu sou o Senhor. Como pudemos ver acima, nos versos de Levítico 19:11-12, faz-se referência ao Êxodo 20:7, explicando que não usar o nome de Deus em vão, é não jurar falsamente em nome do Eterno, para enganar o seu próximo.

O que quer dizer Êxodo capítulo 20 versículo 5?

O conteúdo de Êxodo 20:5 deve ser entendido no sentido de que Deus não interfere nessas leis. Ou seja, filhos de pais viciados, promíscuos ou de má conduta podem nascer prejudicados moral e fisicamente, devido às tendências herdadas dos pais.

O que diz em Êxodo 20 versículo 8?

8 "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. 9 Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, 10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus.

O que significa Êxodo 20 3?

O que vocês acham que significa quando o Senhor disse: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3)? À medida que seus colegas respondem, você pode ressaltar que nossa adoração a Deus deve ser nossa maior prioridade e devemos dedicar exclusiva devoção a Ele.)

Qual é o maior mandamento da lei de Deus?

Amarás ao Senhor teu Deus

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

O que significa não falar o nome de Deus em vão?

Em Êxodo , 20:7, nos ensina o Terceiro Mandamento: "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão”.

Como honrar pai e mãe?

A forma mais simples de honrar seus pais é obedecendo a eles. Esse é o dever de toda criança (Colossenses 3:20). A grande maioria dos pais quer o bem de seus filhos e suas regras servem para proteger e orientar. Quem obedece aos seus pais evita muitos problemas e sofrimentos na vida.

O que quer dizer Não terás outros deuses diante de mim?

Jesus Cristo disse que “o primeiro e grande mandamento” é: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37–38). Parte disso significa não “[ter] outros deuses diante [Dele]” (Êxodo 20:3).

Quais são os 2 principais mandamentos de Deus?

Os dois grandes mandamentos, conforme encontrados em Mateus 22:36-40, são “amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração” e “amar o teu próximo como a ti mesmo.”

O que Jesus deixou como mandamento?

O mandamento mais importante

Cristo respondeu que o mais importante é: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mateus 22:37). O segundo mais importante é: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39).

Qual é o único pecado que não tem perdão?

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Por que não devemos tomar o santo nome de Deus em vão?

Em Êxodo , 20:7, nos ensina o Terceiro Mandamento: "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão”.

O que é ser obediente aos pais no Senhor?

A obediência “no Senhor” não significa que os filhos devem obedecer apenas aos pais que sejam crentes e estejam em comunhão com o Senhor, mas que devem obedecer, por mandamento do Senhor, a toda e qualquer ordem dos pais que não transgrida uma ordem dada por Deus na Bíblia.

O que significa Honra teu pai e tua mãe na Bíblia?

Para as pessoas jovens, honrar pai e mãe significa, apropriadamente, obedecer, respeitar e seguir o exemplo de pais justos. O Apóstolo Paulo salientou esse ponto ao ensinar: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais [em tudo que é justo, creio eu]; porque isto é agradável ao Senhor.” (Colossenses 3:20.)

O que significa adorar a Deus e Amá-lo sobre todas as coisas?

Amar a Deus é garantir que Ele vai ocupar sempre o primeiro lugar. Quando conseguimos amar a Deus de todo o coração, alma e pensamento, é muito difícil sermos abalados pelas adversidades da vida. As coisas deste mundo acabam não nos afetando tanto, porque nos tornamos plenamente satisfeitos nEle.

By admin