Como é que se escreve a palavra são?

são e salvo

Plural: sãos. Origem etimológica:latim sanus, -a, -um. Feminino: sã. Plural: sãos.

Qual o correto hoje é 20 ou hoje são 20?

Hoje são vinte e dois. Hoje é vinte e dois. As duas formas estão corretas. Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.

É correto falar na data de hoje?

Diz-se «na data de» seguida de uma determinada data (p. ex., «na data do 25 de Abril» ou «na data de 25 Abril»). «À data de» tem um sentido ligeiramente diferente e usa-se noutro contexto.

E 4 ou são 4?

Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Faz anos ou fazem anos?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

É correto dizer muito lindo?

A expressão está correta. A forma é perfeitamente possível como atesta o uso efetivo da língua. Lindo é um adjetivo. Exemplo: lindíssimo (superlativo sintético) é 'muito lindo' (superlativo analítico).

É correto dizer muito maior?

4 – grande → maior [e não "mais grande"] → «muito maior»*. Por outras palavras, é sempre possível usar o advérbio muito com qualquer forma que os adjetivos tomem no grau comparativo. * Em relação a pequeno, em Portugal, usa-se o comparativo «mais pequeno». Recorde-se que, no Brasil, se prefere menor a «mais pequeno».

E 2 horas ou são 2 horas?

O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.

O que é correto ao meu ver ou a meu ver?

Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. — A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.

Qual o correto Faz-se unhas ou Fazem-se unhas?

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

É correto falar de manhã cedo?

É correto dizer de manhã cedo? Para se referir a tempo, o correto é cedo, com c. Contudo, a palavra sedo também existe na língua portuguesa.

O que quer dizer a expressão nem me fale?

Ela significa literalmente “não me faça começar a falar”, e é usada quando você está tão irritado com um assunto que sabe que, se começar a falar dele, talvez nunca mais pare.

É certo falar menos pior?

Tal construção é tida como esdrúxula, ilógica, uma vez que reúne duas comparações opostas. Assim sendo, no exemplo acima, o correto seria usar o adjetivo equivalente a pior no grau normal, ou seja, “ruim”, e usar o comparativo de inferioridade “menos”.

Porque não pode falar mais melhor?

As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.

Qual é o certo falar para mim ou para eu?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Qual o plural de Será só imaginação?

Imaginações é o plural de imaginação.

É correto dizer fiquei fora de si?

113. A dúvida é: Eu fiquei fora de si ou de mim? A resposta é: Eu fiquei fora de mim.

Faz dois meses ou fazem dois meses?

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

By admin